Barracão - Jovens que completam 18 anos em 2020 precisam fazer o alistamento militar até o final do mês
Para o homem o alistamento é obrigatório, sem o certificado de alistamento o cidadão não terá sua situação militar regularizada
Por: Itamar Soares
09 de setembro de 2020
A- A A+
Prazo para alistamento militar vai até 30 de setembro. - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Junta de Serviço Militar de Barracão lembra aos jovens que completam 18 anos em 2020, que o prazo para o alistamento militar obrigatório termina final deste mês.

O alistamento militar para o Exercício, Marinha ou Aeronáutica, poderá ser realizado online no endereço www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta de Serviço Militar de Barracão, na Rua Minas Gerais, anexa à Agência do Trabalhador, ao lado da Agência dos Correios.

Para se alistar o jovem precisa ter em mãos o Registro de Nascimento, RG e comprovante de residência.

No caso das mulheres, o alistamento não é obrigatório, e a forma de ingressar é através de concursos e de voluntariado. Para entrar, a mulher deve ser maior de 18 anos e saber que irá servir às forças armadas por tempo limitado, já pré-estabelecido. No caso de desejar seguir carreira, deverá prestar concurso público.

Porém, para o homem o alistamento é obrigatório, sem o certificado de alistamento o cidadão não terá sua situação militar regularizada, com isso, ele poderá sofrer consequências em relação a sua vida, como por exemplo, não poderá emitir passaporte ou carteira de trabalho, trabalhar em órgãos públicos, prestar concursos ou até mesmo ingressar em uma faculdade.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários