Dinheiro guardado na poupança encolhe há quase dois anos.
A última vez que a poupança teve ganhos reais, no ano, foi em agosto de 2020, com remuneração de ZERO VÍRGULA 45 POR CENTO.
Por: Jeferson Rodrigues
20 de maio de 2022
A- A A+

Quem tem dinheiro na poupança não está vendo ganhos reais nesse tipo de aplicação. 

Ao contrário.  

A rentabilidade acumulada em 12 meses, até abril, ficou negativa em SEIS VÍRGULA 56 POR CENTO. 

Ao todo, são 20 meses seguidos que a poupança perde para o índice de inflação, com remuneração média de MEIO PONTO PERCENTUAL, enquanto o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 12 POR CENTO na somatória anual até abril. 

Para se ter ideia, em abril, a poupança rendeu ZERO VÍRGULA 56 POR CENTO enquanto a inflação medida pelo IPCA do mês foi de UM VÍRGULA ZERO SEIS POR CENTO. 

A última vez que a poupança teve ganhos reais, no ano, foi em agosto de 2020, com remuneração de ZERO VÍRGULA 45 POR CENTO. 

Especialistas sugerem outros investimentos, que apesar de não tão seguros como a velha e boa caderneta de poupança, podem trazer ganhos.  

É o caso das aplicações de renda fixa, os CDBs (Certificados de Depósito Bancários), Letras de Crédito ou o Tesouro Selic, que trazem rentabilidade de até SEIS POR CENTO em 12 meses, descontada a inflação e o imposto de renda. 

Fonte: Radio2
Fotos
Comentários