Previsão do tempo
12°
25°
Variação de Nebulosidade

Madrugada da 94

Notícias
Geral
Lojistas criticam início da nova lei que obriga a informar imposto na nota fiscal

Entrou em vigor, nesta última segunda-feira, a lei que obriga comerciantes a incluir o valor de todos os tributos na nota fiscal. De acordo com a lei as lojas terão que detalhar aos consumidores os valores dos impostos embutidos nos produtos ou serviços adquiridos em todo o Brasil. O objetivo da medida é dar transparência sobre a carga tributária incidente sobre as mercadorias.

A lei foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro do ano passado. Mas, até a última sexta-feira, ela não havia sido regulamentada pelo governo. Embora a falta de regulamentação não impeça a lei de vigorar, muitas empresas alegam que não sabem como adequar seus sistemas informatizados às novas regras.

Por conta da demora na publicação na regulamentação da lei, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas pediu a prorrogação da entrada em vigor do detalhamento dos tributos na nota fiscal. O único ponto claro é que os estabelecimentos que descumprirem a lei podem ser penalizados com base no Código de Defesa do Consumidor. Entre as sanções prevê multas, suspensão da atividade e até mesmo cassação da licença de funcionamento.

 

Veja Também
Mundo
Substituir energia fóssil por fontes renováveis deve custar US$ 500 bi por ano até 2020
Economia
Começo da safra de cana faz preço do álcool despencar
Geral
Após 15 dias, professores encerram greve no Paraná
Polícia
Homem com mandado de prisão em aberto é preso e com ele motocicleta com sinais identificadores adulterados é apreendida
Economia
Caixa inicia pagamento do PIS e abono salarial nesta quinta-feira
Mundo
Nova lei prevê prisão a partir dos 12 anos em Israel