Previsão do tempo
15°
17°
Chuva pela Manhã
Notícias
Geral
CIF reestrutura coleta de recicláveis na Tri Fronteira
O material a ser reciclado dever ser armazenado, preferencialmente, em sacos azuis

Desde o mês de junho de 2012 o Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF desenvolve o Programa de Resíduos Sólidos, que incluiu a coleta de todo o lixo reciclável nas cidades de Barracão/PR, Bom Jesus do Sul/PR e Dionísio Cerqueira/SC. Através de um convênio firmado com a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, o CIF adquiriu três caminhões, 300 lixeiras, construiu e adequou um galpão para o processo de separação e destinação adequada do material reciclável. Desde então, os recicladores percorrem as ruas de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, para o recolhimento do lixo reciclável. Na última sexta-feira (28) equipes da Vigilância Sanitária e Secretarias de Promoção Social de Barracão e Dionísio Cerqueira, coordenadas pelo CIF, fizeram.  Concluíram que o trabalho pode melhorar, mas para que isso aconteça é fundamental também a contribuição da população.  Muita gente ainda não se habituou a fazer a separação do lixo em sua casa e o que se tem visto é muito lixo orgânico e outros materiais (como calçados, roupas e móveis) que não são recicláveis sendo deixados no mesmo recipiente do material reciclável.

O material a ser reciclado dever ser armazenado, preferencialmente, em sacos azuis. Outra atitude importante do cidadão, é deixar o material reciclável no local indicado APENAS no dia e horário da coleta. Como isso não está acontecendo na maioria das residências, concluiu-se que muitas pessoas ainda não conhecem o roteiro percorrido pelos caminhões do CIF para a coleta seletiva. Diante disso, as equipes decidiram reavaliar também o roteiro, o qual passa a incluir também o interior dos municípios. O roteiro da coleta seletiva do lixo em Barracão é o seguinte:

SEGUNDAS-FEIRAS: Garagem da prefeitura sentido EMATER, São José, Pinheirinho, Copasa, Unesul até o Auto Posto Barracão.

TERÇAS-FEIRAS: Bairros Alvorada, Simoneto, Jardim Vale do Capanema, seguindo sentido a Churrascaria La Toscana até o Bairro Nossa Senhora de Fátima.

QUARTAS-FEIRAS: Comércios e centro da cidade.

QUINTAS-FEIRAS: Bairro Industrial, FAF, Vila Rural e Campinas.

SEXTAS-FEIRAS: Centro, Repeçal sentido Ginásio Bragamatte e Bairro Nossa Senhora Aparecida.

INTERIOR

Na última QUARTA-FEIRA de cada mês também é feito roteiro no interior do município: Linha Vargas, São Roque, Siqueira Bello, Alegria, Bonita, São José, Campinas até a cidade.

Em Dionísio Cerqueira o roteiro é o seguinte:

SEGUNDAS-FEIRAS: Centro e Bairro Nascente do Peperi.

TERÇAS-FEIRAS: Bairros Primeiro de Maio e Salete.

QUARTAS-FEIRAS: Centro e Bairros Três Fronteiras, Peperiguaçi, Floresta e Santa Catarina.

QUINTAS-FEIRAS: Bairros Cohab, Aeroporto, União, Joana, Agrícola, Sinval e São Silvestre.

SEXTAS-FEIRAS: Centro e Distritos de Idamar e São Pedro Tobias.

INTERIOR

No interior de Dionísio Cerqueira também será feito o roteiro uma vez por mês. Na última SEGUNDA-FEIRA, Assentamento, Araras e Sede Marina.  Na última QUINTA-FEIRA, Linhas Santa Catarina, Bela Vista, Cordilheira, entrada da Linha Seca, Jorge Lacerda, Sede Peperi, Presidente Vargas, retornando aos bairros.

Na última SEXTA-FEIRA, Linhas Toldo, Campinho, Caçador, Castelhana, São Pedro Tobias, Idamar, retornando à cidade.

Lembrando que o roteiro da coleta seletiva do lixo inicia sempre às sete e meia da manhã.

INTEGRAÇÃO

Visando integrar a comunidade ao Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF programou duas audiências públicas. No dia 09 de agosto às 19 horas no Centro de Idosos de Dionísio Cerqueira e no dia 16 de agosto, no Centro de Idosos de Barracão, também às 19 horas.

PRESERVAÇÃO

A participação efetiva da comunidade é fundamental para o bom andamento do Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo. Reciclar o lixo é mais que um dever, é uma questão de sobrevivência da geração atual e das futuras. Cada um fazendo a parte que lhe cabe, o meio ambiente em que vivemos será cada vez mais preservado e a Tri Fronteira será cada vez mais o melhor lugar pra se viver!

DÚVIDAS

Qualquer dúvida sobre o funcionamento do Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo pode ser sanada junto ao Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF ou pelo telefone 3644-4366.  Ou ainda no CRAS de Barracão – 3644-1215 ramal 224; CRAS de Dionísio Cerqueira – 3644-1072; Associação de Recicladores da Fronteira – 9108-3545 com o Paulo.

Veja Também
Geral
Feijão fica 69,5% mais caro e puxa preço da cesta básica
Economia
Ministro dos Transportes apresenta estudo sobre trecho da ferrovia norte-sul em SC
Polícia
Empresa de Barracão é arrombada
Polícia
PRF vai prender e multar quem bloquear estradas
Geral
Educação de Barracão forma os Doutores do ABC 2014
Geral
Governo do Paraná recebe direção do sindicato dos professores da rede estadual de ensino para nova rodada de conversa