Previsão do tempo
22°
Parcialmente Nublado

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
CIF reestrutura coleta de recicláveis na Tri Fronteira
O material a ser reciclado dever ser armazenado, preferencialmente, em sacos azuis

Desde o mês de junho de 2012 o Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF desenvolve o Programa de Resíduos Sólidos, que incluiu a coleta de todo o lixo reciclável nas cidades de Barracão/PR, Bom Jesus do Sul/PR e Dionísio Cerqueira/SC. Através de um convênio firmado com a FUNASA - Fundação Nacional de Saúde, o CIF adquiriu três caminhões, 300 lixeiras, construiu e adequou um galpão para o processo de separação e destinação adequada do material reciclável. Desde então, os recicladores percorrem as ruas de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira, para o recolhimento do lixo reciclável. Na última sexta-feira (28) equipes da Vigilância Sanitária e Secretarias de Promoção Social de Barracão e Dionísio Cerqueira, coordenadas pelo CIF, fizeram.  Concluíram que o trabalho pode melhorar, mas para que isso aconteça é fundamental também a contribuição da população.  Muita gente ainda não se habituou a fazer a separação do lixo em sua casa e o que se tem visto é muito lixo orgânico e outros materiais (como calçados, roupas e móveis) que não são recicláveis sendo deixados no mesmo recipiente do material reciclável.

O material a ser reciclado dever ser armazenado, preferencialmente, em sacos azuis. Outra atitude importante do cidadão, é deixar o material reciclável no local indicado APENAS no dia e horário da coleta. Como isso não está acontecendo na maioria das residências, concluiu-se que muitas pessoas ainda não conhecem o roteiro percorrido pelos caminhões do CIF para a coleta seletiva. Diante disso, as equipes decidiram reavaliar também o roteiro, o qual passa a incluir também o interior dos municípios. O roteiro da coleta seletiva do lixo em Barracão é o seguinte:

SEGUNDAS-FEIRAS: Garagem da prefeitura sentido EMATER, São José, Pinheirinho, Copasa, Unesul até o Auto Posto Barracão.

TERÇAS-FEIRAS: Bairros Alvorada, Simoneto, Jardim Vale do Capanema, seguindo sentido a Churrascaria La Toscana até o Bairro Nossa Senhora de Fátima.

QUARTAS-FEIRAS: Comércios e centro da cidade.

QUINTAS-FEIRAS: Bairro Industrial, FAF, Vila Rural e Campinas.

SEXTAS-FEIRAS: Centro, Repeçal sentido Ginásio Bragamatte e Bairro Nossa Senhora Aparecida.

INTERIOR

Na última QUARTA-FEIRA de cada mês também é feito roteiro no interior do município: Linha Vargas, São Roque, Siqueira Bello, Alegria, Bonita, São José, Campinas até a cidade.

Em Dionísio Cerqueira o roteiro é o seguinte:

SEGUNDAS-FEIRAS: Centro e Bairro Nascente do Peperi.

TERÇAS-FEIRAS: Bairros Primeiro de Maio e Salete.

QUARTAS-FEIRAS: Centro e Bairros Três Fronteiras, Peperiguaçi, Floresta e Santa Catarina.

QUINTAS-FEIRAS: Bairros Cohab, Aeroporto, União, Joana, Agrícola, Sinval e São Silvestre.

SEXTAS-FEIRAS: Centro e Distritos de Idamar e São Pedro Tobias.

INTERIOR

No interior de Dionísio Cerqueira também será feito o roteiro uma vez por mês. Na última SEGUNDA-FEIRA, Assentamento, Araras e Sede Marina.  Na última QUINTA-FEIRA, Linhas Santa Catarina, Bela Vista, Cordilheira, entrada da Linha Seca, Jorge Lacerda, Sede Peperi, Presidente Vargas, retornando aos bairros.

Na última SEXTA-FEIRA, Linhas Toldo, Campinho, Caçador, Castelhana, São Pedro Tobias, Idamar, retornando à cidade.

Lembrando que o roteiro da coleta seletiva do lixo inicia sempre às sete e meia da manhã.

INTEGRAÇÃO

Visando integrar a comunidade ao Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF programou duas audiências públicas. No dia 09 de agosto às 19 horas no Centro de Idosos de Dionísio Cerqueira e no dia 16 de agosto, no Centro de Idosos de Barracão, também às 19 horas.

PRESERVAÇÃO

A participação efetiva da comunidade é fundamental para o bom andamento do Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo. Reciclar o lixo é mais que um dever, é uma questão de sobrevivência da geração atual e das futuras. Cada um fazendo a parte que lhe cabe, o meio ambiente em que vivemos será cada vez mais preservado e a Tri Fronteira será cada vez mais o melhor lugar pra se viver!

DÚVIDAS

Qualquer dúvida sobre o funcionamento do Programa de Resíduos Sólidos – Coleta Seletiva de Lixo pode ser sanada junto ao Consórcio Intermunicipal da Fronteira/CIF ou pelo telefone 3644-4366.  Ou ainda no CRAS de Barracão – 3644-1215 ramal 224; CRAS de Dionísio Cerqueira – 3644-1072; Associação de Recicladores da Fronteira – 9108-3545 com o Paulo.

Veja Também
Geral
Doações de sangue podem ser feitas o ano todo
Polícia
Dois jovens morrem em colisão frontal na BR-282 no Oeste de SC
Polícia
Furto em obra em Dionísio Cerqueira
Geral
Defensoria Pública revisará processos de 6 mil presos em SC
Geral
Mais de 12 milhões de brasileiros estão desempregados; Amapá tem os piores números e SC os melhores
Polícia
Elementos tentam furtar casa, mas são flagrados pelo vizinho e saem sem levar nada