Covid-19 na Tri-Fronteira: Três casos foram notificados, nas Cidades-Gêmeas
Os números foram apresentados no boletim epidemiológico do Comitê de Saúde do CIF, publicado nesta segunda-feira, 28.
Por: Sandro Barcelos
29 de setembro de 2020
A- A A+

Os números não mentem. Se somados os três municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, já temos mais de 200 casos positivados para Covid-19. É o que mostra o boletim epidemiológico do Comitê de Saúde do CIF, publicado nesta segunda-feira (28). No total, foram notificados 204 casos.

Barracão notificou dois casos, que totalizam 98 casos. A primeira paciente, mulher de 22 anos, apresentou sintomas gripais e realizou coleta para teste PCR-SWAB, e que foi recebido pela secretaria de Saúde, nesta segunda. A equipe médica realiza o monitoramento e o estado de saúde é estável. O segundo paciente, masculino de 52 anos, informou que teve contato com familiar, anteriormente positivado, e realizou o teste TR-IgG, que apresentou resultado positivo. Seu estado de saúde é bom e segue em isolamento.

Já Dionísio Cerqueira, um caso foi notificado nesta segunda-feira, sendo uma mulher de 66 anos, teria tido contato com pessoa anteriormente notificada e informou à secretaria de Saúde, que indicou o isolamento domiciliar preventivo, no período necessário. Após a passagem da quarentena, foi coletado amostra para o teste TR-IgG/IgM, que indicou resultado IgM positivo, que se deduz que a paciente já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade de o microrganismo estar circulando no paciente naquele momento.

Ela foi mantida em isolamento, conforme conduta médica e está sendo monitorada pela equipe da secretaria.

Ao contrário destes dados, temos 197 pacientes que venceram a doença e já possuem os anticorpos IgG. Barracão tem 96 casos recuperados. Em Dionísio, 87 pacientes venceram o novo coronavírus. E 14 pacientes em Bom Jesus do Sul já se recuperaram.

Conforme levantado com as secretarias de Saúde, o município de Dionísio Cerqueira tem 02 casos ativos. Em Barracão, apenas 1 paciente está tratando da doença. Em Bom Jesus do Sul não há casos ativos.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários