Após a volta do corte de energia elétrica, o município de Barracão tem 460 contas em atraso.
Os números normais de inadimplência, giram em torno de 2% do total, durante a pandemia, esse número chegou a 10% das unidades consumidoras do município, praticamente 5 vezes mais que o normal.
06 de agosto de 2020
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Na última segunda-feira (03) as distribuidoras de energia elétrica foram autorizadas a cortar energias de clientes com faturas atrasadas, ao qual tinham condições de pagar, mas por não estarem cientes das condições impostas pela medida, acabaram deixando de lado os pagamentos. Algumas residências por opção, outras por necessidade.
Famílias de baixa renda enquadradas no programa tarifa social, não estão sujeitas a suspensão do fornecimento, a Aneel decidiu que essas famílias serão beneficiadas até o fim de 2020.
A medida continua valendo também, para pessoas que dependem de equipamentos elétricos essenciais para manter a vida.
Na tarde de ontem (05) consultamos os números do município de Barracão com o gerente da agência Copel de Francisco Beltrão, Marcus Vinicius Monteiro que destacou números durante o período de suspensão de cortes, acumulando um aumento de inadimplência de aproximadamente 10% do total de unidades consumidoras do município:
“Pessoas que deixaram de pagar, foi por opção ou foi por necessidade, os números que nós temos na Copel, mostram que hoje nós temos em torno de 460 clientes com critério de corte no município. E lembrando que clientes de baixa renda não estão sujeitos ao corte devido a normativa adotada pelo governo federal que beneficia as família sem condições de pagamento. São 4.209 unidades consumidoras em Barracão”.
Marcus ainda cita a porcentagem do aumento da inadimplência:
“Os números normais de inadimplência, giram em torno de 2% do total, então a gente verificou aqui que durante a pandemia, esse número chegou a 10% das unidades consumidoras do município, praticamente 5 vezes mais que o normal”.
Com o número de 460 residências podendo ter a suspensão já esse mês, Marcus explica como regularizar a situação:
“Clientes que estiverem nessa situação, podem procurar nosso atendimento para verificar qual a melhor alternativa para realizar os pagamentos das faturas em atraso, para que não corra o risco de corte. No primeiro momento, a Copel está notificando alguns clientes, porém, não tem uma data exata para cada um, pois depende da data de vencimento do respectivo consumidor. Lembrando que temos os nossos canais de atendimento que é o 0800 5100 116, além do site copel.com, e também o atendimento no município de Barracão que atende no horário das 13:00 às 17:00 de segunda a sexta-feira”.

Fonte: Jeferson Rodrigues - Foto: Nação Jurídica
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