CBMSC retorna da Operação Pantanal
Após 14 dias de combate aos incêndios florestais, os bombeiros estão a caminho de casa
Por: Deise Bach
20 de outubro de 2020
A- A A+
Foto: Ascom

Na manhã desta segunda (19) o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou o retorno para o estado, com previsão de chegada hoje a noite. Após 14 dias de combate aos incêndios florestais (com o tempo de viagem alguns já estão longe a 18 dias) nossos bombeiros militares estão a caminho de casa.

Foram dias e noites de estratégias, técnicas, monitoramentos e combates. A atuação das equipes de SC foi realizada em diversas regiões do Pantanal, preservando a vida, a natureza e as edificações, que estavam em risco. 

Nesse momento não será enviada nenhuma outra equipe do CBMSC, devido o número de incêndios florestais terem reduzido, assim o atendimento será mantido com o efetivo local do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). Ainda a despedida dos bombeiros militares ocorreu com chuva para trazer mais tranquilidade e sentimento de dever cumprido.  

O combate aos incêndios florestais é uma atividade de alto risco, exigindo cursos específicos, pois existem muitas variáveis. A topografia, a temperatura, umidade relativa do ar, a precipitação e os ventos podem mudar rapidamente todo o cenário da ocorrência. A simples mudança de direção do vento e velocidade pode alterar todo o planejamento, bem como deixar os combatentes encurralados. No ano de 2013, no Arizona-EUA, 19 bombeiros perderam a vida no combate aos incêndios florestais, sendo retratada a história no filme “Homens de coragem”.
  
*Centro de Comunicação Social
*Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Fonte: Rádio Fronteira - Com Assessoria de Comunicação Social
Fotos
Comentários