Previsão do tempo
22°
31°
Possibilidade de Pancadas de Chuva

Super Manhã 94

Loivo Miguel

Notícias
Geral
Programa, na fronteira Brasil-Argentina, amplia participação e faz balanço positivo de resultados
Fronteiras Cooperativas, iniciativa do Sebrae e das Prefeituras de Barracão e Bernardo Irigoyen, inclui Dionísio Cerqueira e inicia atividades de 2014

Lideranças empresariais e políticas do Brasil e da Argentina reuniram-se, na semana que passou, em Barracão, para avaliação da viagem do Projeto Fronteiras Cooperativas. O evento marcou a primeira atividade de 2014 do Programa, que é uma iniciativa do SEBRAE Nacional, SEBRAE/PR e das Prefeituras de Barracão e de Bernardo de Irigoyen.  

No encontro, realizado na Associação Comercial Empresarial de Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul (Ascoagrin), foram apresentados os resultados da missão internacional, realizada para Espanha e Portugal, e ainda oficializada a inclusão do município catarinense de Dionísio Cerqueira no Programa.

O diretor-superintendente do SEBRAE/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o Prefeito Marco Zandoná e o consultor em cooperação internacional, Luiz Antonio Rolim de Moura, participaram do evento.

A missão internacional foi realizada entre 23 de novembro de 2 de dezembro de 2013, para a Euro região do Alentejo – Algarves- Andaluzia. O grupo de brasileiros e argentinos participou de seminários de intercâmbio sobre práticas de gestão de cidades de fronteira, cooperação internacional fronteiriça e diálogos empresariais com cidades congêneres na fronteira luso-espanhola das regiões do Algarve e Alentejo em Portugal e da Andaluzia, Espanha.

Experiências de benchmarking de fronteiras, gestão pública de cidades, cooperação internacional pública e privada, interação em ambiente multicultural e desenvolvimento de projetos com equipes de cidades gêmeas, foram alguns dos benefícios apontados pelos participantes da missão.

 O encontro na Ascoagrin também determinou a inclusão oficial de Dionísio Cerqueira no Programa, que agora conta com Barracão, no Paraná; e Bernardo de Irigoyen, na Argentina. Um acordo entre o SEBRAE/PR e o SEBRAE/SC viabilizou a inclusão do município catarinense, que, geograficamente, está integrado às cidades gêmeas na fronteira do Paraná, Santa Catarina e Misiones (Argentina).

Para o Prefeito de Barracão, Marco Aurélio Zandoná, a inclusão de Dionísio Cerqueira só reforça o Programa, pois, Barracão e Dionísio já estão ligados pelo Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) que ainda conta com Bom Jesus do Sul e Bernardo de Irigoyen. Assim, todos os projetos serão desenvolvidos conjuntamente pelos líderes dos três municípios. Vale lembrar que os líderes já estão estudando a inclusão de Bom Jesus do Sul no Programa, o que irá mobilizar ainda mais a região.

Resultados

As primeiras impressões do Programa foram analisadas como inovadoras pela representante do governo municipal de Bernardo de Irigoyen, Bella Spinosa. “Quando conhecemos a ideia, achamos que era um sonho. No entanto, foi provado, desde o primeiro momento, que o Programa Fronteiras Cooperativas pode transformar nossa realidade. A fronteira, que geograficamente nos separa, passou a ser algo que nos une, para juntos melhorarmos a realidade de nossos municípios. Isso foi possível pelas ações do Programa”, conclui Bella.

Em Barracão, o prefeito Marco Aurélio Zandoná também se mostrou otimista com o Programa, que entra no segundo ano de atividade. “O ano de 2013 foi promissor e uma das boas coisas que aconteceram para Barracão e nossas cidades foi o Programa Fronteiras Cooperativas, principalmente na sensibilização e formação de lideranças. Agora, com a integração de Dionísio Cerqueira, queremos consolidar esse trabalho de desenvolvimento transfronteiriço”, avalia Zandoná.
 
Advogado e empresário, Marcos Daniel Haeflieger, vive a rotina da fronteira com negócios nas duas cidades. Escolhido como presidente do grupo gestor do Programa, a liderança acredita que o Fronteiras Cooperativas aproximou as cidades e países, estabelecendo uma nova visão de cooperação na fronteira. “Tivemos avanços com relação à cooperação entre as lideranças empresariais e, dentro da Escola de Líderes,  elaboramos projetos para combater deficiência que temos na fronteira. Agora, vamos trabalhar para atacar os problemas e potencializar nosso pontos positivos”, destacou Marcos.

A agenda para 2014 do Programa será definida nesta quinta, dia 26 e sexta-feira, dia 27, durante uma oficina de planejamento em Barracão.
 

Veja Também
Geral
Autorizadas às licitações para asfaltamento em Idamar e construção do CAT em Dionísio Cerqueira
Geral
Secretário Gerson de Souza explana seus trabalhos e projetos para a Assistência Social
Polícia
PM registra furto de residência em Manfrinópolis
Geral
Cai o número de catarinenses com contas em atraso, revela pesquisa da Fecomércio-SC
Economia
Pela primeira vez desde 2008, o número de empresas recua no Brasil
Polícia
Caminhoneiro morre preso as ferragens em acidente na 277