CASAN alerta que poderemos ter racionamento de água nos próximos dias
Pedido é que consumidores instalem caixas de água
Por: Itamar Soares
27 de outubro de 2020
A- A A+

A previsão climática para a primavera (meses de outubro, novembro e dezembro) é de precipitação normal a abaixo da média climatológica. No decorrer deste trimestre, são esperados eventos de chuvas mal distribuídas e irregulares.

E com a estiagem e o aumento no consumo de água devido ao período mais quente, os reservatórios tendem a diminuir.

Em algumas regiões de SC o regime hídrico encontra-se no extremo, ou seja, em emergência e alerta.

Em nossa região de cidades gêmeas, a Casan, que abastece Dionísio Cerqueira e Barracão, informou que suas barragens estão em nível crítico, já que nos últimos três meses não temos chuvas mais significativas na região dos reservatórios.

“Neste momento pedimos que a população instale caixa de água, pois, se ocorrer um possível racionamento, que possa ter uma reserva. Desta forma, quando voltar a distribuição o reservatório enche e o consumidor não senta tanta a falta de água na sua residência”, informou a Casan.

De acordo com a companhia, há oito dias já está sendo usado o reservatório de apoio da Linha Palmeirinha, haja visto que a barragem do Toldo, pelo baixo nível, não tem capacidade para abastecer as cidades gêmeas.

Para se ter ideia, a Barragem do Toldo está com apenas 25% da sua capacidade total, já da Linha Palmeirinha com 50%.

“A população precisa neste período crítico evitar desperdícios, um exemplo disso é não lavar carros e calçadas e não tomar banhos demorados, entre outras medidas de racionamento dentro de casa. Outra medida que reforçamos é a instalação de reservatório”, informou.

Para agravar ainda mais a situação, não há previsão de chuvas mais significativas.

“Como não há chuvas significativas para os próximos dias, estamos contando com o entendimento da população, pois não teremos racionamento nos próximos 15 dias”.

A Casan informou ainda, que caso seja necessário o racionamento, avisará com antecedência o cronograma para o desabastecimento.

No interior a situação também preocupa, falta água, especialmente para abastecimento para o consumo dos animais.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários