Atrás nas projeções, Trump se declara vencedor das eleições e campanha de Biden repudia
Em pronunciamento na madrugada desta quarta-feira, Trump afirmou que, por direito, ganhou a eleição e que irá recorrer à Suprema Corte para parar a contagem de votos, por suspeita se fraude no sistema.  
Por: Alisson Júnior
04 de novembro de 2020
A- A A+
Crédito: Official White House Photo by Tia Dufour

Os votos das eleições presidenciais norte-americanas ainda estão sendo apurados, mas o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump já se declarou vencedor do pleito.  

Ele fez um pronunciamento na madrugada desta quarta-feira afirmando que, por direito, ganhou a eleição e que irá recorrer à Suprema Corte para parar a contagem de votos, por suspeita se fraude no sistema.  

No momento em que se pronunciou, o republicano aparecia atrás do concorrente, o democrata Joe Biden, nas projeções de delegados no colégio eleitoral e faltando ainda milhões de votos para serem contabilizados.  

Em resposta, a campanha de Biden disse que a declaração de Trump é "ultrajante, sem precedentes e incorreta". E continuou: "Se o presidente cumprir sua ameaça de ir à Corte para tentar evitar a tabulação correta de votos, nós temos equipes jurídicas prontas para se mobilizar para resistir a esse esforço” 

Recentemente, ao saber que Trump poderia usar recorrer à Corte para parar a contagem de votos recebidos pelos correios, que, nesta eleição, somaram mais de 100 milhões, Biden afirmou: "Trump não irá roubar esta eleição". 

O sistema eleitoral nos Estados Unidos é diferente do brasileiro. Lá, as eleições presidenciais são indiretas.  

Para se eleger presidente, o candidato precisa de 270 votos no colégio eleitoral.  

Até o fechamento deste boletim, às 8 e meia da manhã desta quarta-feira, Boden estava à frente na disputa, com 238 delegados, contra 213 de Trump, segundo dados da Agência Associated Press. 

Fonte: Rádio 2
Fotos
Comentários