Professores da Unetri lançam livro sobre práticas em sala de aula
Livro foi organizado pelos professores Elizandra Fiorin Soares, Márcia Bárbara Bini e Jonas Grejianin Pagno
Por: Alisson Júnior
06 de novembro de 2020
A- A A+
Unetri livro

A editora Bagai, de Curitiba, publicou o livro “Universo da sala de aula: o pensar e o fazer num espectro multiface”.

O livro é organizado pelos professores da Unetri Faculdades, de Barracão, Elizandra Fiorin Soares, Márcia Bárbara Bini e Jonas Grejianin Pagno.

Segundo explicou o professor Jonas, a obra é uma coletânea de artigos que trazem experiências em sala de aula.

“São artigos que mostram a educação não como um mero repasse de conhecimento, mas sim como uma complexidade de processos, que permitem aos alunos a abertura de portas para o questionamento das verdades, privilegiando a busca, a criatividade e a superação da condição inicial”, salientou.

A publicação tem artigos escritos por professores da Unetri, entre eles as professoras Rosana, Raquel e Elizandra e os professores Jonas e Matias, juntamente com acadêmicos da instituição.

Um dos capítulos do livro, “A importância da mediação no processo de alfabetização”, foi escrito por Fernanda Petry, Luiz Gustavo Soares Borba e Mônica Sepanscki Garcia, alunos da Especialização em Linguagens Híbridas e Educação do Instituto Federal do Paraná – IFPR, Campus Palmas.

O artigo em questão busca compreender de que maneira acontece o processo de ensino aprendizagem no período de alfabetização, de modo que se criem hipóteses acerca do universo da leitura e da escrita.

Jonas ressaltou que o universo da sala de aula, hoje, está distante da época em que a escola, e/ou a universidade, eram idealizadas apenas como instituição responsável, apenas, pela mera transmissão de conhecimento cientifico sistematizado.

“Atualmente, além desta concepção já ter sido ultrapassada pela visão construtivista de ensino, essas instituições tem o papel fundamental de contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, fornecendo subsídios para a formação de um cidadão capaz de buscar as informações disponíveis quando necessário, conseguir interpretar e compreender,

interagindo com a realidade, desenvolvendo sua autonomia”.

O professor enfatizou que o ato pedagógico, independentemente do nível de ensino, não é

mais concebido como transmissão de informações.

“Os conteúdos que se pretende ensinar precisam estar inseridos em uma metodologia na

qual eles possam ser construídos pelos alunos. As atitudes do professor e as ferramentas didáticas que ele utiliza, precisam ter como metas, abrir as portas para os alunos para o questionamento das verdades, privilegiando a busca, a criatividade e a superação da condição inicial”.

Jonas ponderou que essas são práticas pedagógicas que levam em consideração esse entendimento, e que ganharam espaço nesta obra.

“Um livro que traz relatos de experiências desenvolvidas em sala de aula, nos diferentes níveis

de ensino, contemplando desde o ensino fundamental até o ensino superior. Nossa pretensão, enquanto organizadores deste livro, foi oferecer relatos privilegiando a relação de ensino e de aprendizagem, bem como as práticas pedagógicas e os nexos existentes entre as concepções educacionais.

Acesso ao Livro

A Editora Bagai não tem fins lucrativo, e o livro não será comercializado. Suas publicações têm à finalidade de divulgar conteúdos e compartilhar experiências.

Os interessados podem acessar o site da editora, pelo link abaixo, e baixar o livro em PDF, de forma gratuita, sem nenhum custo.

Link para baixar o livro: https://doi.org/10.37008/978-65-87204-65-9.20.10.20

Fonte: Luis Carlos Gnoatto / Ascom Unetri
Fotos
Comentários