Previsão do tempo
21°
33°
Parcialmente Nublado

Clube do Povo

Doalcei Alves

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Prazo de vacinação contra a febre aftosa termina no dia 31 de maio
‘Saiba a importância da vacina’

Termina na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014. Os criadores têm até o fim do mês para comprar e aplicar a vacina nos bovinos e bubalinos. Quem não imunizar o rebanho contra a doença deve se regularizar junto à secretaria de agricultura do seu estado.

A febre aftosa é um vírus, altamente contagioso, que afeta animais como bois, porcos, búfalos, cabras e ovelhas.  A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transmitido pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entraram em contato com os animais doentes.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes Arruda, a vacina é importante não só para a proteção animal, como também para acabar com a doença no país.

O presidente, do Conselho Federal de Medicina Veterinária ainda alerta os produtores sobre os principais sintomas da febre aftosa.

A disseminação da doença compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da febre aftosa provoca uma série de barreiras à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.

Na hora da compra da vacina, é obrigação do produtor, informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar notificações, multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal. Mais informações no site: www.agricultura.gov.br. 

Veja Também
Polícia
Assaltantes de Agência Bancária de Salto Veloso são presos pela Polícia
Geral
Desemprego alto derruba confiança do brasileiro, que também reclama do custo de vida
Saúde
Novembro Azul incentiva a prevenção do câncer de próstata; preconceito com exame de toque é maior rival
Geral
Maioria dos deputados federais vai tentar se reeleger em outubro; renovação da Câmara deve ser baixa
Polícia
PM cerqueirense tira de circulação veículo em mau estado de conservação
Polícia
PM cerqueirense apreende veículo com cerca de 300 caixas de desodorantes contrabandeados da Argentina