Previsão do tempo
16°
26°
Variação de Nebulosidade

Sabadão Sertanejo

Doalcei Alves

Encontro de Bandas

Loivo Miguel

Notícias
Geral
Prazo de vacinação contra a febre aftosa termina no dia 31 de maio
‘Saiba a importância da vacina’

Termina na próxima sexta-feira, dia 31 de maio, a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2014. Os criadores têm até o fim do mês para comprar e aplicar a vacina nos bovinos e bubalinos. Quem não imunizar o rebanho contra a doença deve se regularizar junto à secretaria de agricultura do seu estado.

A febre aftosa é um vírus, altamente contagioso, que afeta animais como bois, porcos, búfalos, cabras e ovelhas.  A doença é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. Mas o vírus também pode ser transmitido pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entraram em contato com os animais doentes.

Para o presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Benedito Fortes Arruda, a vacina é importante não só para a proteção animal, como também para acabar com a doença no país.

O presidente, do Conselho Federal de Medicina Veterinária ainda alerta os produtores sobre os principais sintomas da febre aftosa.

A disseminação da doença compromete o sistema produtivo, provoca prejuízos econômicos na pecuária e tem um impacto significativo no comércio de produtos agropecuários no exterior. O surgimento da febre aftosa provoca uma série de barreiras à exportação de animais, de carne fresca e de produtos derivados, pois prejudica o padrão sanitário dos alimentos de origem animal exigido nos acordos de comércio internacional.

Na hora da compra da vacina, é obrigação do produtor, informar corretamente a quantidade e a idade dos animais do seu rebanho. A declaração inadequada pode gerar notificações, multas e impossibilidade de emissão da Guia de Trânsito Animal. Mais informações no site: www.agricultura.gov.br. 

Veja Também
Polícia
Pai é suspeito de expulsar filha de 9 anos de casa no Oeste catarinense
Geral
Indústria brasileira apresenta ligeiro crescimento
Geral
SC tem 366 crianças disponíveis para adoção imediata e mais de 2800 casais habilitados para adotar
Geral
Casos de sarampo aumentam 300% no mundo
Esportes
Espanhois entram em campo pela semifinal da Liga dos Campeões da Europa
Geral
Nome sujo não impede estudante de renovar contrato do Fies