Previsão do tempo
18°
23°
Pancadas de Chuva a Tarde
Notícias
Geral
Escolas públicas vão ser obrigadas a ter cardápio especial para alunos com restrição
Para se adequarem a essa nova lei, os alunos vão ter que passar por avaliação nutricional

A partir de setembro, as escolas públicas de todo o país devem oferecer cardápio especial para alunos com restrição alimentar. A nova norma foi aprovada pela presidenta Dilma Rousseff no fim do mês passado e estabelece que os estudantes que tenham intolerância a algum tipo de alimento recebam lanches especiais da instituição.

Para se adequarem a essa nova lei, os alunos vão ter que passar por avaliação nutricional e vão ter que receber encaminhamento de demanda nutricional diferenciada. Já as escolas, podem decidir de que forma vão fazer a triagem desses estudantes, podendo ser feita com fichas individuais preenchidas pelos pais ou recebimento de atestado que comprove a restrição. Como é o caso de uma escola municipal de Cascavel, no Paraná, que já oferece cardápio diferenciado aos alunos há mais de cinco anos. O diretor, Sérgio Antônio Thomé, conta que o procedimento é rápido e simples.

Luciana Martins é mãe da estudante Maria Eduarda, de seis anos, que sofre com intolerância a lactose. Ela conta que esta lei vai beneficiar não só a ela como muitas outras crianças que sofrem do mesmo problema.

A partir de setembro deste ano, o cardápio para esses estudantes deve ser feito com indicação médica e acompanhado por nutricionista, obedecendo às peculiaridades alimentares de cada região como prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

Veja Também
Geral
Trabalhador nascido em agosto já pode sacar o abono salarial
Geral
Expectativa de vida média do brasileiro é de 76 anos, diz IBGE
Polícia
Marginais furtam residência no interior de DC
Geral
Aposta da Bahia acerta Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2 milhões
Polícia
Mulheres indígenas brigam de faca em DC
Polícia
PRF apreende maconha em veículo na BR-163