Faltando apenas 4 dias para as Eleições 2020 e os eleitores ainda estão com dúvidas sobre as novas orientações
Neste domingo (15) acontece as Eleições Municipais, mas percebe-se que ainda existem muitos questionamentos por parte do eleitor.
Por: Deise Bach
11 de novembro de 2020
A- A A+

O primeiro turno das Eleições Municipais acontece no dia 15 de novembro de 2020 e, onde houver segundo turno, no dia 29 de novembro do corrente ano. De acordo com a legislação, o segundo turno só pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Fique atento às orientações da Justiça eleitoral, devido à pandemia da Covid-19.

O horário de votação foi estendido, das 07h às 17h. E para pessoas com 60 anos ou mais, o horário entre 7h e 10h é preferencial.

No dia da eleição, leve um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título. Disponível na Google Play Store e Apple Store. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto.

A suspensão de títulos por conta da não realização da biometria foi revertida em virtude da pandemia da Covid-19. Além disso, para evitar contaminação e aglomeração, o TSE extinguiu a necessidade de biometria nestas eleições. Mas quem já estava com o título suspenso não poderá votar. Consulte a sua situação eleitoral no site da Justiça Eleitoral em Certidão de quitação eleitoral. Se seu título foi cancelado, você só pode regularizar a situação eleitoral depois das Eleições 2020, quando o cadastro eleitoral é reaberto.

Para votar na urna eletrônica, digite o número dos candidatos de sua preferência. Começando com o candidato a Vereador, para o qual será necessário 5 dígitos, depois para o candidato a Prefeito, com 2 dígitos. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”.

Se estiver fora do domicílio eleitoral, você pode justificar seu voto, através do site ou do aplicativo e-título dentro do prazo de 60 dias.

As dúvidas também poderão ser sanadas através dos Cartórios Eleitorais e com a equipe da Justiça Eleitoral que estará nos locais de votação, auxiliando você a exercer seu direito.

E lembre-se, leve uma caneta, utilize máscara e mantenha o distanciamento social, assim a votação será segura para todos.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários