Previsão do tempo
16°
28°
Parcialmente Nublado

Super Manhã 94

Loivo Miguel

Notícias
Geral
Três pacientes estão isolados em hospital de SC com bactéria super-resistente

O Hospital Municipal São José em Joinville, no Norte catarinense, confirmou a contaminação de três pacientes pela enzima KPC, formada por genes de bactérias que são resistentes a antibióticos. A KPC quebra o efeito de medicamentos no organismo e exige o isolamento dos internos, já que é transmitida pelo contato. Eles estão em observação.

Segundo o médico infectologista Fabio Gaudenzi de Faria, da Secretaria de Estado de Saúde, a tendência da transmissão é em ambientes hospitalares. Ele explica que "a superexposição e o uso abusivo de antibióticos cria resistências no organismo e causa a própria anulação dos efeitos dos medicamentos”.

Faria reforça que hábitos de higiene simples evitam a transmissão da bactéria, que geralmente " é carregada pelas mãos”. É uma bactéria que não fica no ar. Precisa ser levada de uma pessoa a outra. Por isso o hábito de higiene é a solução para a prevenção da retransmissão.

A KPC foi identificada no final dos anos 1990 e teve o primeiro caso computado no Brasil em 2006. Em 2010, médicos identificaram a enzima em Santa Catarina. A análise para a detecção do gene que codifica a enzima é feita no Rio de Janeiro, no Laboratório Fiocruz.

 

Veja Também
Geral
Trabalhador nascido em novembro já pode sacar o abono do PIS
Geral
Mais de 920 mil cartões de crédito foram fraudados até agosto deste ano
Polícia
Família de Sapiranga morre em acidente com seis vítimas em Mato Grosso do Sul
Geral
Conta de energia permanece sem cobrança adicional em abril
Economia
Salário mínimo deveria ter sido de R$ 3.777, em maio
Polícia
Jovens têm até esta quarta-feira (30) para se alistar nas Forças Armadas