Previsão do tempo
15°
23°
Parcialmente Nublado

Chimarreando com a Fronteira

Loreno da Silva

Som Brasil

Loivo Miguel

Notícias
Geral
Três pacientes estão isolados em hospital de SC com bactéria super-resistente

O Hospital Municipal São José em Joinville, no Norte catarinense, confirmou a contaminação de três pacientes pela enzima KPC, formada por genes de bactérias que são resistentes a antibióticos. A KPC quebra o efeito de medicamentos no organismo e exige o isolamento dos internos, já que é transmitida pelo contato. Eles estão em observação.

Segundo o médico infectologista Fabio Gaudenzi de Faria, da Secretaria de Estado de Saúde, a tendência da transmissão é em ambientes hospitalares. Ele explica que "a superexposição e o uso abusivo de antibióticos cria resistências no organismo e causa a própria anulação dos efeitos dos medicamentos”.

Faria reforça que hábitos de higiene simples evitam a transmissão da bactéria, que geralmente " é carregada pelas mãos”. É uma bactéria que não fica no ar. Precisa ser levada de uma pessoa a outra. Por isso o hábito de higiene é a solução para a prevenção da retransmissão.

A KPC foi identificada no final dos anos 1990 e teve o primeiro caso computado no Brasil em 2006. Em 2010, médicos identificaram a enzima em Santa Catarina. A análise para a detecção do gene que codifica a enzima é feita no Rio de Janeiro, no Laboratório Fiocruz.

 

Veja Também
Educação
Inscrições do ProUni para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira
Economia
Carne fica mais barata, mas preço da cesta básica fecha 2012 8% maior
Esportes
Última fase de venda de ingressos da Copa começa hoje
Polícia
Acusados de roubos no Paraná e Santa Catarina, são presos em Chapecó/SC
Política
STF suspende processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara
Geral
Setor de seguros injeta R$ 740 milhões na economia por dia