Previsão do tempo
25°
34°
Pancadas de Chuva

Manhã da Fronteira

Jeferson Rodrigues

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Três pacientes estão isolados em hospital de SC com bactéria super-resistente

O Hospital Municipal São José em Joinville, no Norte catarinense, confirmou a contaminação de três pacientes pela enzima KPC, formada por genes de bactérias que são resistentes a antibióticos. A KPC quebra o efeito de medicamentos no organismo e exige o isolamento dos internos, já que é transmitida pelo contato. Eles estão em observação.

Segundo o médico infectologista Fabio Gaudenzi de Faria, da Secretaria de Estado de Saúde, a tendência da transmissão é em ambientes hospitalares. Ele explica que "a superexposição e o uso abusivo de antibióticos cria resistências no organismo e causa a própria anulação dos efeitos dos medicamentos”.

Faria reforça que hábitos de higiene simples evitam a transmissão da bactéria, que geralmente " é carregada pelas mãos”. É uma bactéria que não fica no ar. Precisa ser levada de uma pessoa a outra. Por isso o hábito de higiene é a solução para a prevenção da retransmissão.

A KPC foi identificada no final dos anos 1990 e teve o primeiro caso computado no Brasil em 2006. Em 2010, médicos identificaram a enzima em Santa Catarina. A análise para a detecção do gene que codifica a enzima é feita no Rio de Janeiro, no Laboratório Fiocruz.

 

Veja Também
Geral
CIF realiza encontro cultural neste sábado com entrada franca
Polícia
Barracão – Mãe de aluna registra agressão da filha por parte de vice-diretora de Colégio
Geral
Faltam medicamentos no SUS há quatro meses, reclamam secretários de saúde
Polícia
Homem é morto após reclamar de vandalismo em Chapecó
Geral
Às vésperas da Copa, imagem que o Brasil passa é o contrário do que desejava
Geral
Desemprego cai, mas ainda atinge 12,7 milhões de brasileiros