Previsão do tempo
16°
26°
Pancadas de Chuva a Tarde

Jornal da Manhã

Cláudio Saccol

Bom dia Fronteira

Jeferson Rodrigues

Notícias
Saúde
Hospital Regional do Oeste adota novo sistema de atendimento

O pronto-socorro do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó/SC, adotou um novo sistema de atendimento aos pacientes. A unidade que atendia conforme ordem de chegada, agora adotou protocolo que prioriza quem apresenta estado de saúde mais grave.

A nova ordem de atendimento oferece mais atenção aos casos graves. Conforme o Enfermeiro Gilberto Ozório, "foi implantando o Protocolo de Manchester, que é a classificação de risco, no qual o paciente aguarda em segurança conforme sua necessidade clínica e não é mais por ordem de chegada".

No novo modelo, cada paciente passa por uma triagem, logo após preencher o cadastro. A pessoa recebe uma pulseira com cor correspondente à gravidade do seu quadro. O objetivo da medida é favorecer os pacientes graves e também conscientizar os usuários.

Cerca de 70% de quem utiliza a emergência poderia ter sido atendido em outras unidades de saúde. Por dia, aproximadamente 280 pacientes são atendidos no hospital - em média uma pessoa a cada cinco minutos.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A pulseira vermelha indica necessidade de atendimento imediato, quando a pessoa não pode esperar.

A cor laranja é dada para os casos muito urgentes que necessitam de atendimento praticamente imediato e o tempo de espera é até 10 minutos. A amarela é para quem precisa ser recebido pelo médico rapidamente, mas pode esperar até uma hora.

Para os casos pouco urgentes, a cor da pulseira é verde. Neste caso, o paciente pode aguardar até duas horas ou ser encaminhado a outros serviços de saúde. Já as azuis para casos não urgentes. A pessoa pode aguardar até quatro horas ou ser direcionada para outras unidades.

Fonte: G1

 

Veja Também
Polícia
Motociclista perde a vida em acidente em São José do Cedro
Polícia
Polícia prende acusado de abusar sexualmente da enteada por cinco anos
Geral
Governo do Paraná conclui entrega de boletos do IPVA
Economia
Consumidor não pretende aumentar valor gasto no presente de Dia das Crianças
Polícia
Empresário entrega produto e recebe moeda falsa da Argentina
Economia
Juros bancários atinge o menor nível da história