Previsão do tempo
22°
Parcialmente Nublado

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Saúde
Hospital Regional do Oeste adota novo sistema de atendimento

O pronto-socorro do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó/SC, adotou um novo sistema de atendimento aos pacientes. A unidade que atendia conforme ordem de chegada, agora adotou protocolo que prioriza quem apresenta estado de saúde mais grave.

A nova ordem de atendimento oferece mais atenção aos casos graves. Conforme o Enfermeiro Gilberto Ozório, "foi implantando o Protocolo de Manchester, que é a classificação de risco, no qual o paciente aguarda em segurança conforme sua necessidade clínica e não é mais por ordem de chegada".

No novo modelo, cada paciente passa por uma triagem, logo após preencher o cadastro. A pessoa recebe uma pulseira com cor correspondente à gravidade do seu quadro. O objetivo da medida é favorecer os pacientes graves e também conscientizar os usuários.

Cerca de 70% de quem utiliza a emergência poderia ter sido atendido em outras unidades de saúde. Por dia, aproximadamente 280 pacientes são atendidos no hospital - em média uma pessoa a cada cinco minutos.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A pulseira vermelha indica necessidade de atendimento imediato, quando a pessoa não pode esperar.

A cor laranja é dada para os casos muito urgentes que necessitam de atendimento praticamente imediato e o tempo de espera é até 10 minutos. A amarela é para quem precisa ser recebido pelo médico rapidamente, mas pode esperar até uma hora.

Para os casos pouco urgentes, a cor da pulseira é verde. Neste caso, o paciente pode aguardar até duas horas ou ser encaminhado a outros serviços de saúde. Já as azuis para casos não urgentes. A pessoa pode aguardar até quatro horas ou ser direcionada para outras unidades.

Fonte: G1

 

Veja Também
Geral
Bolsonaro se reúne com dirigentes da Petrobras para discutir reajuste do diesel
Geral
Brasil já registrou quase 7 mil focos de incêndio este ano
Polícia
SMO – Mulheres são presas por tráfico de drogas
Geral
Mais de 120 mil novos CNPJs foram emitidos na Região Sul do Brasil somente em 2018
Geral
Receita Federal libera amanhã consulta ao 6º lote de restituições do IR
Polícia
Jovem é preso após agredir a esposa em DC