Previsão do tempo
20°
24°
Nublado e Pancadas de Chuva

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Saúde
Hospital Regional do Oeste adota novo sistema de atendimento

O pronto-socorro do Hospital Regional do Oeste, em Chapecó/SC, adotou um novo sistema de atendimento aos pacientes. A unidade que atendia conforme ordem de chegada, agora adotou protocolo que prioriza quem apresenta estado de saúde mais grave.

A nova ordem de atendimento oferece mais atenção aos casos graves. Conforme o Enfermeiro Gilberto Ozório, "foi implantando o Protocolo de Manchester, que é a classificação de risco, no qual o paciente aguarda em segurança conforme sua necessidade clínica e não é mais por ordem de chegada".

No novo modelo, cada paciente passa por uma triagem, logo após preencher o cadastro. A pessoa recebe uma pulseira com cor correspondente à gravidade do seu quadro. O objetivo da medida é favorecer os pacientes graves e também conscientizar os usuários.

Cerca de 70% de quem utiliza a emergência poderia ter sido atendido em outras unidades de saúde. Por dia, aproximadamente 280 pacientes são atendidos no hospital - em média uma pessoa a cada cinco minutos.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

A pulseira vermelha indica necessidade de atendimento imediato, quando a pessoa não pode esperar.

A cor laranja é dada para os casos muito urgentes que necessitam de atendimento praticamente imediato e o tempo de espera é até 10 minutos. A amarela é para quem precisa ser recebido pelo médico rapidamente, mas pode esperar até uma hora.

Para os casos pouco urgentes, a cor da pulseira é verde. Neste caso, o paciente pode aguardar até duas horas ou ser encaminhado a outros serviços de saúde. Já as azuis para casos não urgentes. A pessoa pode aguardar até quatro horas ou ser direcionada para outras unidades.

Fonte: G1

 

Veja Também
Polícia
Irmão agride irmã, causando lesão corporal em Santo Antônio do Sudoeste
Polícia
PRF apreende 16 pistolas dentro de aparelhos de TV
Geral
Operação da PF prende ex-assessor do PT em investigação sobre fundos de pensão dos Correios
Esportes
Romero repete Goycochea, Argentina bate Holanda nos pênaltis e vai à final
Economia
Mais de 54 milhões de brasileiros estão endividados
Polícia
Quatro pessoas morrem em colisão frontal de carro e caminhão