Previsão do tempo
22°
32°
Predomínio de Sol

Encontro de Bandas

Laudinor Dalvani

Notícias
Polícia
Condenados vereadores que fizeram turismo com dinheiro público em SC
10 salários mínimos ao Município de Agrolândia por dano moral coletivo

Cinco ex-vereadores e um servidor público do Município de Agrolândia foram condenados, em primeira instância, por terem feito inscrição em um seminário na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e não terem frequentado todo o curso, apesar de assinarem a lista de presença. O fato ocorreu em janeiro de 2006, quando os agentes públicos passaram cinco dias no Paraná e, em vez de participar integralmente do curso, foram flagrados fazendo compras e turismo na região.

Além de devolver o dinheiro das diárias e da inscrição do curso pagas pela Câmara Municipal, com as devidas correções monetárias, e pagar multa de duas vezes o valor do dinheiro usado indevidamente, os réus terão que pagar, cada um, 10 salários mínimos ao Município de Agrolândia por dano moral coletivo.

A indenização por dano moral à cidade, pleiteada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi atendida pelo Poder Judiciário porque, na época do crime, a cidade foi exposta em mídia nacional. A Juíza Tatiana Espezim entendeu que os cidadãos de Agrolândia têm direito à honestidade de seus representantes e que esse direito foi violado.

Além da condenação financeira, os ex-vereadores e o ex-Presidente da Câmara, tiveram suspensos seus direitos políticos por oito anos. Os agentes públicos receberam, no total, R$ 11.741,44 em diárias e mais R$ 1,8 mil pelas inscrições.

Entre as provas que levou à condenação são as imagens do grupo passando pelo posto da Polícia Rodoviária Federal no horário que deveriam estar no seminário.

Fonte: MPSC

Veja Também
Polícia
SSP entrega viaturas em Chapecó e Dionísio Cerqueira
Geral
Cidadãos e empresas podem aderir ao Refis a partir de 3 de julho
Polícia
Velho golpe da mensagem premiada continua fazendo vítimas
Geral
Cimento ecológico pode dobrar a produção da indústria do setor
Polícia
Motociclista é apreendido por realizar manobras perigosas em Barracão
Geral
Caixa cancela liberação do FGTS em Cascavel