Previsão do tempo
24°
34°
Predomínio de Sol

Manhã da Fronteira

Jeferson Rodrigues

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Polícia
Condenados vereadores que fizeram turismo com dinheiro público em SC
10 salários mínimos ao Município de Agrolândia por dano moral coletivo

Cinco ex-vereadores e um servidor público do Município de Agrolândia foram condenados, em primeira instância, por terem feito inscrição em um seminário na cidade de Foz do Iguaçu (PR) e não terem frequentado todo o curso, apesar de assinarem a lista de presença. O fato ocorreu em janeiro de 2006, quando os agentes públicos passaram cinco dias no Paraná e, em vez de participar integralmente do curso, foram flagrados fazendo compras e turismo na região.

Além de devolver o dinheiro das diárias e da inscrição do curso pagas pela Câmara Municipal, com as devidas correções monetárias, e pagar multa de duas vezes o valor do dinheiro usado indevidamente, os réus terão que pagar, cada um, 10 salários mínimos ao Município de Agrolândia por dano moral coletivo.

A indenização por dano moral à cidade, pleiteada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foi atendida pelo Poder Judiciário porque, na época do crime, a cidade foi exposta em mídia nacional. A Juíza Tatiana Espezim entendeu que os cidadãos de Agrolândia têm direito à honestidade de seus representantes e que esse direito foi violado.

Além da condenação financeira, os ex-vereadores e o ex-Presidente da Câmara, tiveram suspensos seus direitos políticos por oito anos. Os agentes públicos receberam, no total, R$ 11.741,44 em diárias e mais R$ 1,8 mil pelas inscrições.

Entre as provas que levou à condenação são as imagens do grupo passando pelo posto da Polícia Rodoviária Federal no horário que deveriam estar no seminário.

Fonte: MPSC

Veja Também
Geral
Brasil já registrou quase 7 mil focos de incêndio este ano
Polícia
D.C - Homem fica ferido em Bar após ser agredido por dois masculinos
Geral
Governo federal estende acordo salarial a mais 13 carreiras
Polícia
Explosivos roubados são encontrados em lago no Oeste de Santa Catarina
Polícia
Estrangeiros estão liberados para dirigir no Brasil até o fim do ano
Mundo
Moto retirada de circulação após acidente