Previsão do tempo
22°
Parcialmente Nublado

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Economia
Impostos, no Brasil, pesam mais no bolso dos pobres que dos ricos

A alta carga de impostos paga pelos brasileiros pesa mais no bolso dos pobres que dos ricos. É que o diz pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos, o Inesc, com base em números do IBGE.

Mostrou que, hoje, entre dos 10 por cento mais pobres da população, de cada 100 reais de salário, o trabalhador gasta 32 para pagar impostos. Já os 10 por cento mais ricos gastam apenas 21 reais.

A pesquisa avalia que o pobre é o mais prejudicado por conta da alta carga de impostos descontada do salário. E também por causa daqueles tributos que estão embutidos no preço de qualquer tipo de produto.

Enquanto a cobrança de impostos sobre o patrimônio e aplicações financeiras muitas vezes é menor, o que favorece os mais ricos.

O estudo ainda confirmou que, entre os 10 por cento mais pobres, a maior parte da população é composta por negros e mulheres, grupos mais prejudicados com os altos impostos.

Fonte: Radio2

Veja Também
Geral
Inadimplência das empresas fecha 2018 com alta de 7,44%, mas desacelera em quatro das cinco regiões, revela indicador CNDL/SPC Brasil
Geral
Quase metade dos brasileiros se autodiagnosticam pela internet
Geral
Tecnologia reduz tempo para concessão de visto e deve atrair mais turistas japoneses ao Brasil
Política
Ministério confirma construção da agência do INSS no território do CIF
Saúde
SUS inclui novos procedimentos para tratar doença renal crônica
Geral
Preço da gasolina cai e atinge menor valor desde 2015