Previsão do tempo
16°
28°
Parcialmente Nublado

Ave Maria

Paróquia de Barracão

Som Brasil

Laudinor Dalvani

Notícias
Saúde
Menos da metade das meninas de 11 a 13 anos recebeu segunda dose da vacina contra o HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual

Mais de dois meses após o início da aplicação da segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), 2,2 milhões de meninas com idade entre 11 e 13 anos receberam o reforço da imunização. O número representa 45% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes. Os números foram divulgados hoje (11) pelo Ministério da Saúde.

A pasta reforçou a importância da segunda dose para garantir proteção contra o HPV, responsável pela maior parte dos casos de câncer de colo de útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte entre mulheres por câncer no Brasil. A estimativa é que 14 mulheres morram todos os dias no país vítimas da doença.

Destaca o Ministério da Saúde que para garantir 100% de proteção contra o HPV, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses previstas na vacinação: a segunda, seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois.

As adolescentes também devem seguir o cronograma de intervalo previsto entre uma dose e outra. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Ele também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. 

Em relação ao câncer de colo de útero, estudos mostram que 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Veja Também
Polícia
Homem é morto a tiros enquanto dormia
Polícia
Tentativa de assalto a ônibus é frustrada
Polícia
Mulher é presa acusada de tentativa de furto
Polícia
Fiança é parcelada e vereadores de Ponte Alta podem sair da cadeia nesta quinta
Polícia
Penas para contrabandistas devem aumentar
Polícia
Homens se desentendem mais uma vez por desavenças antigas