Reino Unido começa vacinação contra a Covid-19 e Europa prepara calendário para janeiro
O país é o primeiro do ocidente a começar a vacinar a população e a expectativa é que seja “o começo do fim” da pandemia.
Por: Itamar Soares
08 de dezembro de 2020
A- A A+

Vacina da Pfizer-BioNTech será a primeira a fazer imunização em massa contra a Covid-19, a partir desta terça-feira, no Reino Unido.

O país é o primeiro do ocidente a começar a vacinar a população e a expectativa é que seja “o começo do fim” da pandemia.

As doses serão administradas prioritariamente em idosos acima de 80 anos, funcionários de saúde que atuam no combate ao vírus, funcionários e moradores de casas de repouso.

O Reino Unido aprovou o uso emergencial da vacina na semana passada. Encomendou 40 milhões de doses, suficientes para imunizar, na etapa inicial, 20 milhões de pessoas.

Cada uma deve receber duas doses. Na primeira semana, serão disponibilizadas 800 mil doses.

Trata-se da vacina que necessita ser mantida em temperaturas de 70 graus celsius negativos.

Outros países da Europa têm o mês de janeiro como referência para o início da vacinação.

Itália, Fança, Espanha, Alemanha, Bélgica e República Tcheca, os mais afetados pelas mortes causadas pela Covid-19 no mundo, preparam o calendário e a logística para a imunização.

Cada um adotará vacinas de diferentes laboratórios mas enfrentam um desafio comum: a transferência do imunizante da fabricação para a rede de saúde.

A Holanda prevê o início da aplicação em 04 de janeiro, e espera vacinar UM MILHÃO 600 MIL pessoas no primeiro trimestre.

A Bélgica anunciou que está pronta para distribuir as doses a partir de 05 de janeiro para trabalhadores da saúde e pessoas acima de 65 anos.

A Espanha também deve começar a vacinação em janeiro e dividiu o calendário em três etapas, embora enfrente forte resistência de cidadãos que não desejam receber o imunizante.

Portugal vai imunizar 950 mil dos 10 MILHÕES de habitantes na primeira fase, e a França terá 200 milhões de doses para a cobertura de 100 milhões de pessoas.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
Fotos
Comentários