La Frontera adere ao movimento do Codetri pela reabertura das divisas do Brasil e Argentina
Municípios dos dois países integram o Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera
Por: Deise Bach
16 de dezembro de 2020
A- A A+
A Aduana de Turistas de Dionísio Cerqueira e Bernardo do Irigoyen, fechada para a passagem das pessoas (foto: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin)

Integrantes do Comitê de Desenvolvimento Territorial La Frontera decidiram fortalecer as ações mantidas pelo Conselho de Desenvolvimento Trinacional (Codetri) em prol da reabertura das fronteiras entre o Brasil e a Argentina.

A decisão foi tomada em reunião virtual realizada em 14 de dezembro.

O La Frontera reúne 12 municípios brasileiros e argentinos que fazem fronteira entre si, e é formado por lideranças empresariais e do poder público.

A mobilização conjunta quer demonstrar às autoridades ser possível conciliar a retomada do fluxo transfronteiriço, necessário para as demandas dessas populações vizinhas, e o controle sanitário por meio de protocolos de segurança.

“Esse fechamento prolongado das fronteiras afeta cidades e populações inteiras que construíram, ao longo de muitos anos, relações sociais e econômicas interligadas”, afirmou a presidente do La Frontera, Talita Casagrande.

“A união que consolidamos com as três fronteiras amplifica o nosso pedido para que possamos reconectar nossas cidades, adotando medidas sanitárias seguras e responsáveis”, avaliou Talita.

A presidente do Codetri, Linda Taiyen, reforçou a importância do intercâmbio entre as cidades fronteiriças.

“Nossas cidades têm muitos pontos e desafios comuns, e a reabertura segura das fronteiras e o que nos une no atual momento”, explicou.

O movimento liderado pelo Codetri reivindica a retomada da interação social e econômica por meio da Ponte Internacional Tancredo Neves, no limite entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A via, que também é fator de estímulo ao turismo, está fechada desde março deste ano por causa da pandemia.

Na Região Sudoeste, os membros do La Frontera, nos municípios paranaenses de Barracão e Bom Jesus do Sul, o catarinense de Dionísio Cerqueira, e o argentino de Bernardo de Irigoyen, pedem a reabertura da trifronteira e a volta as passagem das pessoas pela Aduana de Turistas dentre Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen.

O pleito pelo fim das restrições também se estende à fronteira entre Santo Antônio do Sudoeste e a cidade argentina de San Antonio.

A união entre o Codetri e o La Frontera busca ainda reabilitar o trânsito fronteiriço Brasil-Argentina entre Capanema (PR) e Andresito (Argentina).

Em comum, essas regiões sofrem com problemas econômicos e das limitações impostas a comunidades que historicamente vivem integradas.

 

COMPOSIÇÃO

La Frontera reúne representantes dos municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Pranchita, Pérola do Oeste, Planalto, Realeza e Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná; Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina; e Andresito, Bernardo de Irigoyen e San Antonio, na Argentina.

O Codetri é formado por Codefoz, Codeleste e Codespi, conselhos de desenvolvimento das cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

(Informações: Fonte: codefoz.org.br)

Fonte: Luiz Carlos Gnoatto / Ascom Ascoagrin
Fotos
Comentários