Previsão do tempo

Jornal do Meio Dia

Itamar Soares

Clássicos da 94

Maria Eduarda

Notícias
Polícia
Exército chega a Xanxerê para auxiliar recuperação após tornado
Na cidade, duas pessoas morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais

Chegaram na tarde desta terça-feira a Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, os primeiros 100 militares do Exército que vão auxiliar na recuperação da cidade, atingida por um tornado na segunda (20).

Eles irão auxiliar na limpeza e recuperação na cidade. Na noite de ontem, foi elaborado um plano de ação e as atividades serão realizadas a partir desta quarta (22).

Na cidade, duas pessoas morreram e cerca de 120 pessoas foram levadas para hospitais, segundo a Polícia Militar. Cerca de 2,6 mil residências foram atingidas, segundo último balanço da PM e aproximadamente mil pessoas ficaram desabrigadas.

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, esteve na cidade na tarde desta terça e confirmou a chegada do Exército. Está prevista a chegada de outros 100 militares pela manhã.

Detalhes das ações

De acordo com a 5ª Divisão do Exército, foram enviados militares da cidade de São Miguel do Oeste, localizada a 149 quilômetros de Xanxerê. Além das tropas, foram encaminhados uma cisterna de água com capacidade para 20 mil litros, uma cisterna de combustível com capacidade para 20 mil litros e duas ambulâncias.

Prioritariamente, o efetivo militar irá executar ações de apoio humanitário aos desabrigados e necessitados. Caso seja necessário, eles também podem atuar em ações de vigilância e segurança, juntamente com as polícias Civil e Militar. Não há prazo para que as tropas saiam da cidade. Isso só ocorrerá quando houver uma condição mínima de normalidade.

Caso seja necessário, outros militares podem ser enviados à cidade. Essa avaliação é feita pelo governador do estado, Raimundo Colombo (PSD).

Calamidade pública

O prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, assinou nesta terça (21) o decreto de calamidade pública. Com isso, a cidade deve receber ajuda dos governos estadual e federal para reconstruir os locais destruídos pelo vento.

Liberação do FGTS

O ministro do Trabalho, Manoel Dias, anunciou nesta terça-feira (21) a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para as famílias atingidas.

Segundo o ministro, a liberação do FGTS terá início nesta quarta (22). Para que os recursos do fundo de garantia sejam liberados, é necessário o decreto de estado de calamidade pública no município. O que já foi feito pelo prefeito da cidade

Fonte: G1

Veja Também
Polícia
Tatuador poderá responder judicialmente por ter feito tatuagem em menor de 18 anos
Geral
Antigo anseio da população dos Bairros Industrial e Jardim Vale do Capanema começa a ser solucionado‏
Polícia
Acidente mata três gaúchos na rodovia BR-282
Geral
Barracão recebe emendas parlamentares do Deputado Federal Nelson Meurer.
Geral
ProUni está de vagas abertas
Polícia
Polícia Militar realiza OPERAÇÃO PAZ NO CAMPO no interior de Dionísio Cerqueira