Previsão do tempo
18°
23°
Pancadas de Chuva a Tarde
Notícias
Geral
Senado aprova Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência
A matéria define o que é deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas para as pessoas com deficiência

 

   O plenário do Senado aprovou nesta quarta (10) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O texto é uma espécie de marco legal das pessoas com deficiência, e trata de questões relacionadas a diversos aspectos da vida de pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual, como educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, cultura e esporte.

A matéria define o que é deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas para as pessoas com deficiência. Fica estabelecido, por exemplo, que 3% das casas fabricadas com recursos de programas habitacionais do governo deverão ser acessíveis a pessoas com deficiência e 10% das vagas em hotéis deverão ter acessibilidade garantida.

Algumas outras inovações do texto aprovado são a criação do auxílio-inclusão, a ser pago às pessoas com deficiência moderada ou grave, que entrarem no mercado de trabalho; a definição de pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiências e reserva de 10% de vagas às pessoas com deficiência nos processos seletivos de curso de ensino superior.

O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

 

 

foto meramente ilustrativa

Veja Também
Polícia
Polícia prende suspeitos de envolvimento na morte de Adriana Ferronatto
Polícia
Menores desaparecidos em Barracão são encontrados
Polícia
D.C – Cunhado perde um dente após desentendimento
Geral
Interessados em alfabetizar jovens e adultos podem se inscrever até hoje
Polícia
Vítima de acidente com moto morre no hospital
Geral
Terceiro lote de restituição do IR 2013 é liberado nesta quinta-feira