Previsão do tempo
18°
27°
Pancadas de Chuva

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Geral
Senado aprova Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência
A matéria define o que é deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas para as pessoas com deficiência

 

   O plenário do Senado aprovou nesta quarta (10) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O texto é uma espécie de marco legal das pessoas com deficiência, e trata de questões relacionadas a diversos aspectos da vida de pessoas com algum tipo de limitação física ou intelectual, como educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, cultura e esporte.

A matéria define o que é deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas para as pessoas com deficiência. Fica estabelecido, por exemplo, que 3% das casas fabricadas com recursos de programas habitacionais do governo deverão ser acessíveis a pessoas com deficiência e 10% das vagas em hotéis deverão ter acessibilidade garantida.

Algumas outras inovações do texto aprovado são a criação do auxílio-inclusão, a ser pago às pessoas com deficiência moderada ou grave, que entrarem no mercado de trabalho; a definição de pena de reclusão de um a três anos para quem discriminar pessoas com deficiências e reserva de 10% de vagas às pessoas com deficiência nos processos seletivos de curso de ensino superior.

O texto segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff.

 

 

foto meramente ilustrativa

Veja Também
Polícia
Carro conduzido por menino de 11 anos está retido em guincho de Concórdia, no Oeste de Santa Catarina
Geral
Três em cada 10 usuários de cartão de crédito não pagam valor integral da fatura
Esportes
Com CR7, Messi e Neymar, Bola de Ouro revela indicados
Polícia
Alto número de acidentes de trânsito preocupa comando da Polícia Militar de DC
Polícia
Motociclista fica ferido após colidir com animal na pista em Dionísio Cerqueira
Geral
Vaticano nega extradição de padre acusado por pornografia