Previsão do tempo
20°
31°
Parcialmente Nublado

Clube do Povo

Doalcei Alves

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Polícia
Comissão aprova reduzir para 16 anos a idade penal para crimes graves
Punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou nesta quarta-feira (17), por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves.

O relatório original previa a redução para todos os casos, mas, após acordo entre os partidos, o texto foi alterado para prever punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.

A nova redação do texto não prevê mais a realização de um referendo popular sobre o tema, como constava no documento inicial.

Pelo texto aprovado, jovens entre 16 e 18 anos cumprirão a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já avisou que pretende votar o relatório no plenário principal no próximo dia 30. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a matéria precisará de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada. Se passar, ela terá ainda que ser votada em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado.

 

 

foto meramente ilustrativa

Veja Também
Polícia
Aplicação de multas de trânsito para estrangeiros começa a vigorar a partir desta segunda-feira
Geral
Traficante solta Pitbull contra policiais, mas acaba preso
Polícia
D. Cerqueira – Acidente de trânsito envolve veículo e bicicleta motorizada
Geral
Bolsonaro não participará do 1º debate do 2º turno; médicos não liberaram
Saúde
Bom Jesus do Sul vacina crianças contra a paralisia infantil
Geral
Presidente do Legislativo de Barracão faz um balanço sobre o 1º semestre de trabalhos na Casa