Previsão do tempo
18°
29°
Pancadas de Chuva a Tarde

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Polícia
Comissão aprova reduzir para 16 anos a idade penal para crimes graves
Punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a maioridade penal aprovou nesta quarta-feira (17), por 21 votos favoráveis e 6 contrários, o relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) que reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves.

O relatório original previa a redução para todos os casos, mas, após acordo entre os partidos, o texto foi alterado para prever punição somente aos jovens que cometerem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado.

A nova redação do texto não prevê mais a realização de um referendo popular sobre o tema, como constava no documento inicial.

Pelo texto aprovado, jovens entre 16 e 18 anos cumprirão a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) já avisou que pretende votar o relatório no plenário principal no próximo dia 30. Por se tratar de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), a matéria precisará de, no mínimo, 308 votos para ser aprovada. Se passar, ela terá ainda que ser votada em segundo turno na Câmara e depois em dois turnos no Senado.

 

 

foto meramente ilustrativa

Veja Também
Esportes
Técnico colombiano deseja trabalhar de graça na Chape, afirma jornalista
Geral
Lei que dispõe sobre os direitos de pessoas autistas, é sancionada pelo prefeito de Barracão Marco Aurélio Zandoná.
Polícia
Família de cerqueirense que morreu após lipoaspiração registra B.O. em Delegacia
Política
Governadores pedem que União pague previdência para que possam quitar dívidas
Economia
Desemprego tem maior taxa para maio desde 2010
Polícia
PM de Barracão apreende menor com maconha