Ganhou presente e não gostou? Saiba que a loja não é obrigada a trocar
Mas a maioria das lojas permite que as trocas sejam feitas.
Por: Deise Bach
29 de dezembro de 2020
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Yuyun Fan/Pixabay

Quem nunca ficou frustrado com um presente recebido?

A criança que não gosta do brinquedo, a roupa que não serviu, o eletrônico que veio dom defeito... Não é raro que situações assim aconteçam.

Mas, aí, o que o que fazer?

Segundo os órgãos de defesa do consumidor, se a pessoa não gostou do presente ou se a roupa não serviu, a loja não é obrigada a fazer a troca.

Porém, a maioria delas permite que as trocas sejam feitas.

A orientação, nesse caso, é que o cliente leve o item de preferência na embalagem original e sempre com etiqueta. Algumas lojas também exigem um cupom de troca dado no momento da compra ou a própria nota fiscal do produto.

Já se o produto veio com defeito, a troca é obrigatória.

Neste caso, o consumidor tem 90 dias para reclamar, no caso de produtos duráveis, como eletroeletrônicos e roupas, por exemplo, e 30 dias para produtos não-duráveis, como alimentos.

Vale lembrar que, no caso das compras feitas à distância, pela internet ou por telefone, sendo o item que for, o consumidor pode pedir a troca em até 7 dias, depois que recebeu o produto, por qualquer motivo, desde que o produto não tenha sido utilizado.

É o chamado direito de arrependimento, que é garantido porque, na compra ou contratação fora de um estabelecimento comercial, não dá para avaliar tão bem o produto ou as condições do serviço.

Desse modo, quando o produto é entregue ou o serviço é executado, você pode não ter suas expectativas atendidas.

Nessas situações, se você se arrepender, tem o direito de receber tudo aquilo que já pagou, incluindo custos extras, como frete ou taxa de instalação de serviços contratados à distância.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
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