Previsão do tempo
14°
22°
Pancadas de Chuva a Tarde

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Notícias
Polícia
Quatro caminhoneiros são presos em SC por uso de antipoluente adulterado
O Arla 32, obrigatório desde 2012, é importante porque transforma o diesel em nitrogênio e vapor de água

Quatro caminhoneiros foram presos e tiveram os veículos apreendidos nesta segunda-feira (10) no Litoral Norte de Santa Catarina por crime ambiental.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fizeram uma fiscalização de caminhões e ônibus na BR-101 em Itapema. O objetivo era checar se os motoristas de veículos a diesel estão usando corretamente um aditivo obrigatório que diminui a poluição.

O Arla 32, obrigatório desde 2012, é importante porque transforma o diesel em nitrogênio e vapor de água, que não poluem o meio ambiente. Para funcionar corretamente, o aditivo deve ser composto por água desmineralizada e ureia a 32%.

Quando o aditivo não é utilizado, o diesel se transforma em óxido de nitrogênio, um composto altamente tóxico. Com um equipamento, a polícia consegue mede a concentração exata do produto.

Mas, segundo os caminhoneiros, o problema para os motoristas é o preço do aditivo. Segundo a PRF, alguns donos de veículos adulteram o sistema para diminuir os custos. Há um aparelho que faz com que o sistema do caminhão entenda que há o líquido no tanque específico, sendo que não há.

Entre 12% e 15% dos veículos fiscalizados nesta segunda apresentaram alguma irregularidade em relação ao diesel. Veículos de grande porte movidos a diesel representam menos de 10% da frota no Brasil, mas são os maiores responsáveis pela poluição do ar.

Fonte: G1
Veja Também
Economia
Vendas de veículos novos registram queda
Polícia
Dois terços das denúncias de violência contra mulher é doméstica
Justiça
STF autoriza dois presos do mensalão a irem para o semiaberto
Geral
Receita libera esta semana consulta ao 2º lote de restituições do IR
Polícia
Bombeiro de Anchieta morre após atender ocorrência em Itapema
Geral
Lei dos Sacoleiros entra em vigor permitindo importação pela Ponte da Amizade