Dia nacional do ciclista é comemorado hoje, saiba da importância do pedal na sua saúde.
O dia do ciclista traz uma reflexão bastante importante da bicicleta que ganhou seu espaço nos centros urbanos, como um meio de transporte saudável e viável.
19 de agosto de 2020
A- A A+

Hoje estamos no dia Nacional do Ciclista que é comemorado no dia 19 de agosto.  Essa data foi estipulada em memória ao ciclista brasiliense Pedro Davison, de 25 anos que foi uma vítima do trânsito brasileiro sendo atropelado em 2006, enquanto pedalava no Eixo Sul.

A data atualmente além de ser uma comemoração alusiva aos ciclistas também é, com o contexto em que foi criado, um convite a todos a uma reflexão profunda das atitudes que cada um toma diariamente no trânsito, e diante disso uma marca para uma busca incessante para tornarmos o trânsito de nosso País mais seguro mediante nossas ações.

O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. É preciso lembrar que não apenas os esportistas, mas também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.

Além disso, a bicicleta também é aliada a saúde por trazer inúmeros benefícios ao corpo.

Quem explica melhor sobre os benefícios ao pedalar, é a Cícera De Sousa, que é formada na área de educação física e professora do IFPR de Barracão-PR.

Quais os músculos trabalhados no ciclismo?

A prática do ciclismo é uma atividade bastante completa, utilizamos diversos músculos e articulações, em especial, os músculos dos glúteos, que produzem boa parte da potência da pedalada, o quadríceps que é a parte anterior da coxa, também os posteriores da coxa e a panturrilha, famosa batata da perna.

O ciclismo pode ser um aliado para quem tem diabetes?

A bicicleta pode ser uma aliada sim, para quem tem doenças crônicas, claro que desde que este esteja autorizado pelo médico a se exercitar. O diabético precisa manter o nível adequado de açúcar, glicose, no sangue, e o exercício físico de modo geral contribui nesse sentido. O ciclismo é uma das melhores atividades para o diabético. Então, o ciclismo vai contribuir no sentido, ajudando a regular os níveis de açúcar no sangue ampliando a circulação sanguínea, além de reduzir o risco de complicações vasculares, contribuir para o bem-estar, entre tantos outros benefícios que podemos mencionar.

Quantas vezes ou horas por semana é recomendado pedalar?

Isso depende muito do indivíduo, da sua condição de saúde e de seus objetivos em relação à prática do ciclismo. Por exemplo, a OMS orienta que os jovens façam exercícios físicos ao menos 60 minutos diários. Já adultos a orientação é que façam exercícios aeróbicos pelo menos 3 vezes na semana, numa média de 90 minutos de prática. Para aquele que escolhe o ciclismo como seu exercício físico, é importante que não exagere que faça alongamentos antes e depois da prática e cuide, principalmente para ter uma boa postura na bike a fim de não ter dores ou até mesmo lesões.

Por outro lado, um trânsito seguro é responsabilidade de todos nós! A Associação Nacional dos Detrans (AND) parabeniza todos os ciclistas que cumprem com seu dever e contribuem com o trânsito mais humano.

Dicas de segurança para o ciclista no trânsito:

– Use sempre o capacete

– Trace rotas mais seguras

– Evitar ao máximo passar pelas calçadas

– Sinalizar com as mãos

– Cuidado com os cruzamentos

E Não ande entre os carros

Deve-se manter em dia também, a manutenção da sua bike, como pneus, corrente, freios, entre outros...

Além de ser agradável e divertido andar pela cidade em cima deste charme de duas rodas, você diminui a poluição do planeta e ajuda seu corpo a se tornar mais saudável.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários