O Selo Atenção Primária de Qualidade, entregue pelo Ministério da Saúde, reconhece iniciativas adotadas por municípios brasileiros para a manutenção de pontuação em indicadores considerados fundamentais para a área.
Dos 5.570 municípios avaliados, 225 municípios que receberam a certificação e nove são do Estado do Paraná.
Para a entrega do selo foram avaliados os critérios de: consultas pré-natal, atendimentos odontológicos na gestação, realização de exames para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exame citopatológico, aplicação da vacina contra a poliomielite e vacina pentavalente, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação do exame de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
Pela ordem de pontuação, receberam o selo: Santa Helena (20ª Regional de Saúde Toledo); Tomazina (19ª Regional de Saúde Jacarezinho); Maripá (20ª Regional de Saúde Toledo); Perobal 12ª Regional de Saúde Umuarama); Castro (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa); Barracão (8ª Regional de Saúde Francisco Beltrão);Campo Bonito e Iguatu (10ª. Regional de Saúde Cascavel) e Jaguariaíva (3ª Regional de Saúde Ponta Grossa).
“A certificação é uma forma de fortalecer, estimular e promover a Atenção Primária; nossos parabéns e agradecimento aos municípios que receberam o selo, pois em conjunto estamos cumprindo a meta de regionalização da saúde proposta pela gestão do governador Ratinho Junior, levando serviços de qualidade de forma descentralizada.”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Nosso agradecimento também aos demais 390 municípios paranaenses, que junto com o Governo Estadual e Federal, conseguem manter bons índices de vacinação. Hoje o Paraná tem com mais de 60% da população imunizada com a primeira dose da vacina contra a Convid-19. Esta é uma importante marca para todo o Paraná, que até o final de agosto pretende chegar aos 80% da população-alvo vacinada”, disse o secretário.
SELO - O Selo de Certificação de Atenção Primária de Qualidade avaliou o desempenho dos municípios no 3º quadrimestre de 2020, e destacou os que conquistaram nota acima de 7 nos indicadores citados.
O município de Santa Helena obteve a maior pontuação entre os paranaenses, com indicador final de 8,29.
“A certificação reconhece o papel da Atenção Primária, que é a porta de entrada do usuário no sistema de saúde, e também é uma forma de valorizar o esforço dos profissionais de saúde, que mesmo diante da pandemia seguem o trabalho diário nas unidades e serviços de saúde”, afirmou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.