O neurocirurgião Dr. Gustavo Passos é um dos pesquisadores no laboratório CANES de microcirurgia da Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Ele e a equipe de pesquisadores querem realizar o primeiro transplante completo de olho humano – algo que nunca foi realizado.
Em Curitiba, Gustavo trabalha no Hospital Sugisawa e no Hospital Universitário Mackenzie de Curitiba (HUEM), onde atua desde 2012 como preceptor de ensino da residência médica em Neurocirurgia Formado em Neurocirurgia da Base do Crânio no Hospital Evangélico de Curitiba, Gustavo possui mais de 15 anos de experiência na área.
Neste ano, inclusive, Gustavo foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná por suas contribuições à medicina do Paraná.
Agora, no entanto, o pesquisador deve contribuir com a medicina mundial também.
O projeto do transplante de olhos humanos é liderado pelo departamento de Oftalmologia da Universidade de Miami, em parceria com a equipe de Neurocirurgia do laboratório CANES. Coordenado pela Dra. Carolina Benjamin, o CANES é um centro de excelência que combina pesquisas pioneiras em neuroanatomia, avanços tecnológicos para cirurgias e o aprimoramento de técnicas educacionais, do qual Gustavo faz parte.