Vanei exerceu dois mandatos consecutivos como vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de 2000 a 2008, nas 12ª e 13ª legislaturas.
Além de sua trajetória na Câmara Municipal, foi secretário de Saúde, de Viação e Obras, além de empresário local. No final da década de 1980, também atuou como agente de pastoral, liberado pela paróquia.
De acordo com a família, Tressoldi enfrentava problemas renais há mais de 30 anos, tendo passado por dois transplantes de rim — um com a doação de sua irmã e outro de sua esposa. No início de 2025, foi internado devido a uma pneumonia, que se agravou, levando a complicações e, por fim, à falência múltipla dos órgãos. Ele faleceu nesta quinta-feira (16) no Hospital de São Miguel do Oeste.
O Diretório Municipal do PT emitiu uma nota de pesar em homenagem ao ex-vereador:
“É com profundo pesar que o Partido dos Trabalhadores em nome do seu Diretório Municipal de Dionísio Cerqueira - SC, juntamente com todos os seus simpatizantes e lideranças, manifesta profundo pesar pelo falecimento do senhor Vanei Tressoldi, ocorrido no dia de hoje, 16 de janeiro de 2025, em São Miguel do Oeste-SC.
Nos solidarizamos com a família dessa grande liderança e amigo que foi o Vanei. Sabemos que não há nada capaz de reparar uma perda como esta, mas em nome da amizade e amor de quem fica, e em honra da memória de quem ele foi, é preciso continuar vivendo. É preciso transformar o luto em uma luta pela vida e pela felicidade, e transformar a dor em saudade e serenidade.
Os nossos mais sinceros sentimentos a Tere, Eni, aos netos, e nossos agradecimentos por toda a contribuição nos mais de 30 anos como filiado no partido, na luta pela igualdade e justiça junto conosco. Esteja em paz, nosso amigo.”
O velório acontece na Capela Mortuária do Bairro 1º de maio. Enterro acontecerá as 16h no Cemitério Municipal de Dionísio Cerqueira.