O gesto feito pelo bilionário Elon Musk enquanto ele falava durante uma comemoração da posse do presidente Donald Trump nos Estados Unidos atraiu comparações on-line com uma saudação nazista na segunda-feira, mas um importante rastreador de antissemitismo disse que, em vez disso, parecia representar um momento de entusiasmo.
Musk rejeitou as críticas ao gesto com a mão como um ataque “desgastado”.
Musk subiu ao palco da Capital One Arena, em Washington, para receber grandes aplausos, levantando os braços e gritando: “Yesssss”. “Essa não foi uma vitória comum. Foi uma bifurcação na estrada da civilização humana”, disse ele. “Esta foi realmente importante. Obrigado por fazer isso acontecer! Obrigado.” Mordendo o lábio inferior, ele bateu com a mão direita sobre o coração, com os dedos bem abertos, depois estendeu o braço direito para fora, enfaticamente, em um ângulo ascendente, com a palma para baixo e os dedos juntos. Em seguida, ele se virou e fez o mesmo gesto com a mão para a multidão atrás dele.
“Meu coração está com vocês. É graças a vocês que o futuro da civilização está garantido”, disse ele ao terminar o gesto.