O Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira (NECEF) participou, nesta terça-feira (11), de duas reuniões importantes. Joacir Franzosi, coordenador do Núcleo e diretor da Ascoagrin, e Marcos Voltolini, membro do Conselho Superior da Ascoagrin e vice-presidente da FACISC, representaram o NECEF.
Pela manhã, participaram de uma reunião bilateral com representantes do governo brasileiro e argentino do SCT COF do Mercosul, incluindo autoridades como Arnaldo Borteze, delegado da Receita Federal do Brasil em Dionísio Cerqueira, além de representantes da Gendarmeria Nacional, Migrações, Senasa e Polícia Federal. O encontro abordou o compromisso de ampliar o horário de liberação dos enlastres no PFA e a integração dos processos aduaneiros entre os dois países.
Na parte da tarde, Joacir e Marcos se reuniram com Adinan Galina, do Ministério da Agricultura (MAPA), e Marcelo Alvarez, despachante aduaneiro da Argentina. A pauta da reunião foi o Arco Sul 2 – VIGI-FOZ e melhorias no processo de liberação de cargas no Porto Seco de Dionísio Cerqueira. Galina informou que novas mudanças seriam implementadas para agilizar o processo e anunciou que novos servidores do MAPA chegariam em maio, um passo importante para otimizar os fluxos de trabalho.
Joacir manifestou satisfação com os avanços nas discussões, destacando o compromisso do MAPA com as melhorias e reafirmando a disposição do NECEF em colaborar para contínuas melhorias.