Dionísio Cerqueira comemora 71 anos de emancipação político administrativa
Hoje, a cidade é reconhecida como "Uma Terra de Grandes Oportunidades", refletindo o dinamismo e as perspectivas promissoras que atraem tanto os moradores quanto os investidores para nossa região.
Por: Luan Peretti
14 de março de 2025
A- A A+

Dionísio Cerqueira celebra 71 anos nesta sexta-feira, 14 de março.

Vamos relembrar a história do nosso município?

A história da nossa região começou a ser registrada cientificamente por volta de 1759 e 1760, quando uma expedição composta por oficiais portugueses e espanhóis explorou o vale de Peperiguaçu, região que viria a se tornar parte fundamental de nossa cidade.

Na época, Dionísio Cerqueira estava inserido no que era conhecido como o "ex-Contestado", uma área envolvida pela histórica disputa de limites com o Paraná.

Em 1917, a localidade de Dionísio Cerqueira passou a ser oficialmente chamada de Distrito de Barracão, mas somente em 1938, o distrito retomou o nome que conhecemos hoje: Dionísio Cerqueira.

Foi no dia 30 de dezembro de 1953, por meio da Lei Estadual nº 133, que Dionísio Cerqueira foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Chapecó e com sede na antiga área do distrito.

A instalação oficial da cidade aconteceu em 14 de março de 1954, marcando o início de um novo capítulo na história da nossa comunidade.

Após 71 anos de história, Dionísio Cerqueira conta com uma população de 15.008 habitantes, conforme o Censo de 2022, e segue em pleno processo de crescimento e desenvolvimento. Hoje, a cidade é reconhecida como "Uma Terra de Grandes Oportunidades", refletindo o dinamismo e as perspectivas promissoras que atraem tanto os moradores quanto os investidores para nossa região.

Hoje, ao comemorarmos 71 anos de emancipação, é importante lembrarmos de todas as conquistas que nos trouxeram até aqui, e de como cada momento dessa história contribuiu para formar o Dionísio Cerqueira que conhecemos e valorizamos.

Parabéns Dionísio Cerqueira!

Neste dia o comércio na cidade fica aberto ou fechado?

Segundo a prefeitura, apesar de ser feriado municipal, a abertura dos estabelecimentos fica a critério de cada empresário, respeitando as normas da CLT e eventuais convenções coletivas.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários