Exame do LACEN confirma caso de metapneumovírus em Renascença
A paciente, Nataly Vitória Pereira Geremia, uma criança de 1 ano e 8 meses, veio a óbito em 13 de dezembro de 2024.
Por: Alisson Júnior
10 de janeiro de 2025
A- A A+

O Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN-PR) confirmou um caso de metapneumovírus humano (HMPV) em Renascença, município da área de abrangência da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão. A paciente, Nataly Vitória Pereira Geremia, uma criança de 1 ano e 8 meses, foi diagnosticada com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e veio a óbito em 13 de dezembro de 2024.

Os primeiros sintomas apareceram em 7 de dezembro, quando a criança apresentou tosse seca e febre. Segundo a mãe, Janaína Pereira, Nataly foi levada à unidade de saúde municipal, onde foi atendida por um médico que prescreveu xarope e dipirona após afirmar que ela estava bem.

Sem melhora, os pais retornaram à unidade de saúde. Na ocasião, o médico plantonista encaminhou Nataly para Francisco Beltrão, onde realizou um raio-X. O exame apontou um quadro de bronquiolite e saturação baixa, levando à internação da criança para suporte de oxigênio. Posteriormente, Nataly foi transferida para o Hospital Regional do Sudoeste, onde permaneceu internada até seu falecimento em 13 de dezembro.

Segundo a mãe, Nataly não apresentava histórico de problemas respiratórios ou comorbidades, embora tenha nascido prematura.

O QUE É O METAPNEUMOVIRUS?

O metapneumovírus humano é um vírus respiratório que pode causar infecções das vias aéreas superiores e inferiores. Embora normalmente associado a quadros leves, pode levar a complicações graves, como SRAG, especialmente em crianças pequenas, idosos e pessoas com condições preexistentes. Dados recentes divulgados por autoridades chinesas indicam aumento no número de casos do vírus nas últimas semanas.

O caso reforça a importância da vacinação como medida de prevenção contra doenças respiratórias graves. As vacinas contra a Covid-19 e a Influenza, disponíveis gratuitamente no SUS, ajudam a reduzir complicações, hospitalizações e óbitos associados a infecções respiratórias.

A confirmação do metapneumovírus pela LACEN alerta para a necessidade de atenção aos sintomas respiratórios e à busca de atendimento médico imediato em casos de agravamento.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, a série histórica dos casos e óbitos confirmados de HMPV de 2022 a 2024, no Paraná, apresenta um total de 2.575 casos e 110 óbitos. As faixas etárias de menores de 2 anos e maiores de 60 anos foram as mais acometidas.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários