A partir de agora a vacina contra a gripe estará disponível o ano inteiro para o público-alvo
No caso da poliomielite, por exemplo, a gotinha foi substituída pela vacina inativada, injetável, para a primeira dose e reforço.
Por: Luan Peretti
18 de março de 2025
A- A A+

Vacina contra a gripe agora estará disponível o ano todo para o público-alvo. A imunização já teve início em todo o país para crianças de seis meses a seis anos, gestantes e idosos, a partir dos 60 anos. A partir deste ano, a vacina contra a gripe passou a integrar o esquema de imunização do Sistema Único de Saúde de forma permanente.

Significa que a vacina vai estar disponível durante todo o ano para esse público-alvo e não somente em campanhas sazonais. Para os outros grupos, a aplicação da influenza seguirá algumas estratégias definidas pelo Ministério da Saúde.

A mudança é uma das adotadas pela pasta para 2025. No caso da poliomielite, por exemplo, a gotinha foi substituída pela vacina inativada, injetável, para a primeira dose e reforço. Quanto ao rotavírus, o período de aplicação foi ampliado. Hoje, a primeira dose, indicada aos dois meses de idade, pode ser administrada até os 11 meses. A segunda pulou de quatro meses para 23.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários