Uma operação policial realizada na cidade de Bernardo de Irigoyen resultou na prisão de dois homens, de 22 e 24 anos, suspeitos de envolvimento em ataques armados contra agentes da Gendarmeria Nacional. As prisões ocorreram após uma série de buscas simultâneas realizadas pela Unidade Regional XII da Polícia de Misiones, com apoio do Juizado de Instrução Nº 1 de Eldorado.
Relembre o caso
Na madrugada de sexta-feira, dois ataques armados foram registrados na cidade de Bernardo de Irigoyen, gerando preocupação na comunidade local.
O primeiro ataque ocorreu por volta das 3h, quando dois homens em uma motocicleta de 110 cilindradas, ambos usando capacetes, dispararam contra um veículo Volkswagen Vento branco, pertencente ao segundo comandante do Esquadrão XII da Gendarmeria Nacional. O carro estava estacionado em um pátio municipal e foi atingido por cerca de 10 a 15 disparos.
O segundo ataque aconteceu aproximadamente às 4h30, na residência de um cabo da Gendarmeria, localizada no bairro Martín Fierro. Assim como no primeiro caso, dois indivíduos em uma motocicleta abriram fogo contra os veículos do agente — uma Ford Ranger cinza e uma Jeep verde escura — além de atingir a própria residência. A perícia recolheu no local 28 cápsulas de munição calibre 9 mm e constatou danos significativos nos automóveis e na casa.
As investigações apontam que os ataques podem estar relacionados a uma operação recente da Gendarmeria, que resultou na apreensão de caminhonetes e uma grande quantidade de cigarros contrabandeados na região.
Operação e prisões
Diante das denúncias, a Polícia de Misiones montou uma força-tarefa e, desde as primeiras horas da manhã, realizou cinco mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos bairros Vista Alegre, Paraje San Sebastián e Santa Rita. Para evitar fugas, as equipes cercaram os imóveis durante a ação.
Nos locais, foram apreendidas diversas armas e munições, incluindo um rifle calibre .22, uma espingarda calibre 16, um revólver calibre .38 e uma pistola 9 mm. Também foram encontradas 62 munições calibre 9 mm, 39 munições calibre 16 e 27 munições calibre .38.
A quantidade e variedade do arsenal apreendido sugerem que os suspeitos estavam preparados para ações violentas.
Além das armas, os policiais localizaram uma motocicleta de 110 cilindradas e uma caminhonete Toyota Hilux, que teriam sido utilizadas nos ataques. Outros itens foram apreendidos, como capacetes, oito telefones celulares, um computador e cinco câmeras de segurança, que poderão fornecer informações cruciais para esclarecer os fatos e identificar outros possíveis envolvidos.
Investigação e próximos passos
Os dois homens presos foram colocados à disposição da Justiça e os materiais apreendidos foram encaminhados para análise pela Polícia Científica e o setor de Cibercrime. As autoridades acreditam que essas perícias serão fundamentais para detalhar os ataques e confirmar o envolvimento dos detidos.
A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, comentou em suas redes sociais sobre a ação de criminosos contra os policiais.
12 DISPAROS: AUNQUE NOS ATAQUEN, SEGUIMOS FIRMES
— Patricia Bullrich (@PatoBullrich) March 28, 2025
En Bernardo de Irigoyen, Misiones, el mismo lugar donde pusimos en marcha el Plan Guaçurari para frenar los delitos en la frontera, atacaron a tiros la casa de un gendarme.
Está claro que intentan intimidarnos porque metimos el… pic.twitter.com/41gyFlnoV4