Maioria dos brasileiros é a favor de trabalhar menos horas por semana. Um levantamento realizado pela Nexus mostrou que 65% dos brasileiros apoiam a ideia de reduzir a jornada de trabalho de 44 para 36 horas semanais, sem corte de salário.
27% são contrários à diminuição; 5%, não são nem a favor e nem contra; e 3% não souberam responder. Em um universo de 10 pessoas, para a compreensão ficar mais fácil, dá para falar que 6 apoiam a ideia de diminuir a jornada de trabalho, 3 são contrários a essa diminuição e um não sabe ou não é nem a favor nem contra.
O estudo ouviu 2 mil pessoas em todo o país, e a maioria apontou como benefícios de trabalhar menos horas por semana uma melhora na qualidade de vida e aumento da produtividade. Se tivessem mais tempo livre, 47% dos entrevistados disseram que usariam para ficar com a família; 25% cuidariam melhor da saúde, 22% tentariam uma forma de ganhar uma renda extra e 17% investiriam o tempo em cursos e capacitações profissionais.
Quando perguntados sobre a jornada de 6 dias de trabalho e apenas um de folga, 54% afirmaram ser contra e 39%, a favor. Ou, ainda no universo de 10 pessoas, 5 são contra e 4 são favoráveis a esse tipo de jornada. O fim da chamada escala 6x1 está em discussão no Congresso e 63% dos entrevistados manifestaram apoio à medida, 6 em cada 10; 3 em cada 10 se manifestaram contra o fim da escala 6 por 1.