A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 13 pessoas em uma operação contra um esquema de tráfico de drogas interestadual na manhã de terça-feira (15).
A ação teve como alvo uma organização criminosa que usava cidades do Sudoeste do Paraná, como Francisco Beltrão, Manfrinópolis, Três Barras e Chapecó (SC), como pontos para armazenar e distribuir drogas, especialmente maconha, para outros estados, com destaque para Santa Catarina.
A operação contou com o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão. Além disso, veículos foram sequestrados e contas bancárias bloqueadas.
Durante a operação, a polícia apreendeu 5 veículos, um caminhão, armas de fogo e aproximadamente meio quilo de drogas. A investigação começou em 2023, após a apreensão de 5 toneladas de maconha em Francisco Beltrão.
A PCPR descobriu que o grupo movimentava mais de R$ 52 milhões por meio de empresas de fachada e laranjas, usando esses negócios lícitos, como hotéis e restaurantes, para lavar dinheiro do tráfico.
O chefe da organização foi identificado como proprietário de dois estabelecimentos comerciais registrados em nomes de laranjas.