O Flamengo é o grande campeão do Campeonato Brasileiro de 2020.
Em disputa que durou até o último minuto contra o Internacional, na última rodada da competição, nesta quinta-feira (25), o Mengão perdeu do São Paulo por 2 a 1 no Morumbi, mas contou com o empate sem gols entre Colorado e Corinthians, no Beira-Rio, para ficar com a taça pela sétima vez em sua história (1980, 1982, 1983, 1992, 2009, 2019 e 2020).
Heptacampeão nacional e bi consecutivo, o Rubro-Negro carioca encerra a campanha do título com 71 pontos ganhos, apenas um a mais que o vice-líder Inter. Foram 21 vitórias, oito empates e nove derrotas para os comandados de Rogério Ceni na competição.
O ex-goleiro, por sinal, conquista seu primeiro título brasileiro na carreira como treinador, e quis o destino que fosse no mesmo estádio onde viveu a carreira inteira como atleta.
Além de Flamengo e Inter, o terceiro colocado Atlético-MG e o próprio São Paulo, que terminou o Brasileirão em quarto, fecham o quarteto que garantiu classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores 2021.
O outro time já garantido é o atual campeão continental Palmeiras, que ficou em sétimo, atrás do sexto Grêmio, com quem disputará a final da Copa do Brasil na próxima semana, e do quinto Fluminense.
Alegria para uns, tristeza para outros. Este é o caso dos quatro times rebaixados à Série B de 2021: Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo.
O único que ainda tinha chances de escapar era o Cruzmaltino, que venceu o próprio Goiás por 3 a 2, mas passou longe do milagre de 12 gols que precisava para permanecer na elite.
A dupla carioca, por sinal, lidera a lista de clubes considerados "grandes" em rebaixamentos, com quatro e três quedas, respectivamente.