O uso de remédios deve sempre ser feito sob a orientação de um especialista, para afastar o risco de intoxicação ou de outros danos ainda mais graves ao organismo.
Ao se automedicar, a pessoa corre o risco de ingerir substâncias que não poderiam ser misturadas, esconder sintomas importantes e até agravar a doença.
O medo de ser infectado pela Covid-19 fez muitos brasileiros começarem a fazer uso de medicamentos apontados erroneamente como eficazes contra o vírus.
Entre eles a ivermectina, a hidroxicloroquina e a cloroquina, que de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, está associada a mais de 500 casos de reações adversas, após o início da pandemia.
As substâncias do chamado Kit Covid são suspeitas de terem provocado pelo menos nove mortes e têm sido utilizadas sem que haja qualquer evidência científica de que funcionem contra o coronavírus.
Os especialistas alertam que quando ocorre uma infecção por Covid-19, cada organismo poderá ter uma reação diferente e somente o médico saberá indicar o melhor tratamento.
Também não existem compostos capazes de evitar a doença.
A melhor maneira de se proteger contra o vírus é manter o isolamento, usar a máscara facial, higienizar as mãos e tomar a vacina, quando for possível.