Por volta das 22h30, em Laranjeiras do Sul (PR), na BR-277, agentes da PRF deram ordem de parada a um motorista que conduzia uma Mitsubishi L-200. O motorista desobedeceu e fugiu. Após cerca de 6 quilômetros de perseguição, os policiais encontraram a caminhonete em uma ribanceira, imobilizado, sem o condutor presente.
Em seu interior, foram encontrados e apreendidos 281,4 quilos de maconha, que foram entregues à Polícia Civil. O traficante não foi encontrado.
Mais tarde, cerca de 23h, um homem de 49 anos compareceu à Unidade Operacional da PRF em Lindoeste (PR), relatando estar transportando, em seu guincho, um carro de Foz do Iguaçu (PR) para Erechim (RS) e que estava recebendo ligações telefônicas insistentes sobre a entrega do veículo no destino.
Desconfiado, parou e pediu informações aos policiais sobre como proceder. Também desconfiados, os agentes fizeram uma vistoria no carro que estava no guincho, um Ford Fiesta, e encontraram em seu interior 57 quilos de maconha, que estavam distribuídos em 80 tabletes, escondidos na forração das portas e dentro do estepe.
A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil.
E, no início da madrugada, por volta da meia-noite, agentes da PRF abordaram um homem de 57 anos, que conduzia uma Fiat Strada, na BR-476, em Contenda (PR), região metropolitana de Curitiba. Durante a vistoria, os policiais encontraram cerca de 10 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai, que foram apreendidos e encaminhados, com a caminhonete e o contrabandista, para a Polícia Civil.
Neste ano, a PRF já apreendeu mais de 90 toneladas de maconha e 36 milhões de maços de cigarros contrabandeados, gerando um prejuízo de quase R$ 300 milhões ao crime organizado.