Consumidores que recebem contas de consumo ou fizeram compras pela internet devem ficar atentos aos prazos de vencimentos ou entregas.
A greve dos Correios, iniciada na segunda-feira e sem prazo para terminar, pode atrasar envios de documentos e pacotes.
Segundo o Procon-SP, quem contratar serviços de entrega dos Correios e não receber no prazo, tem direito de ressarcimento ou abatimento do valor pago.
Já a entrega de encomendas adquiridas pela internet é responsabilidade das empresas vendedoras, que devem contratar outro serviço para garantir o envio ao consumidor no prazo contratado.
As que enviam cobranças por correspondência postal são obrigadas e fornecer outra forma para que o consumidor efetue o pagamento.
Por exemplo, segunda via por internet, depósito bancário ou pessoalmente, na sede da empresa.
É importante lembrar que o não recebimento de boletos, faturas e contas não isenta o consumidor de pagar a dívida.
E para evitar juros, multas e até negativação do nome ele deve procurar a empresa para solicitar outra opção para quitar.
De acordo com os Correios, os serviços estão sendo prestados em todo o país, inclusive entrega de Sedex e pacotes, por meio de um Plano de Continuidade de Negócios.