Uma mulher que faleceu em 2018 apareceu na lista de pessoas vacinadas contra a Covid-19 em Blumenau. O caso foi percebido na última quarta-feira, dia 2, pela equipe da unidade de saúde em que a senhora era atendida enquanto estava viva.
De acordo com a funcionária que descobriu o caso, a idosa possuía dois Cartões Nacional de Saúde. A duplicata teria sido criada quando o sistema passou a exigir CPF e emitiu um novo número, tornando o antigo inativo.
Este cadastro antigo foi atualizado em novembro de 2020 por um assistente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde. Como o óbito da mulher não foi registrado neste cartão SUS, foi possível usar o número para vacinação.
A idosa nasceu em 8 de setembro de 1932 e faleceu no início de julho de 2018, aos 85 anos. A causa da morte dela não foi divulgada. Na lista de vacinação, a idosa está registrada com 88 anos, a idade que teria hoje.
A prefeitura emitiu comunicado informando a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos. A administração municipal acredita na possibilidade de que alguém tenha feito uso dos dados da mulher.
A Secretaria da Saúde fez um rastreamento das informações e entregou o material à Procuradoria Geral do Município para analisar o ocorrido e “apurar responsabilidade dos envolvidos, caso seja comprovado que houve adulteração ou falsificação na utilização de registros”.
O caso será comunicado também ao Ministério Público, segundo a prefeitura. A administração municipal apontou compromisso com a transparência no processo de imunização em Blumenau.