A seleção brasileira se classificou para a semifinal da Copa América ao vencer o Chile nos por 1 a 0, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (2). Em jogo sem grandes emoções no primeiro tempo, o Brasil encontrou o gol da vitória na etapa final, com Paquetá, poucos minutos antes de Gabriel Jesus ser expulso.
Com o resultado positivo, o atual campeão vai encarar na semifinal o Peru, que venceu o Paraguai nos pênaltis. A partida será realizada na próxima segunda-feira (5), às 20h, também no Nilton Santos.
O jogo
O Brasil sofreu com o desempenho chileno no início da partida. A equipe de Martín Lasarte buscou não dar espaço ao time canarinho e tentou dominar o jogo. A primeira finalização aconteceu aos nove minutos: o zagueiro Vegas arriscou de longe e Ederson defendeu com tranquilidade.
Os chilenos pressionaram a saída de bola e a seleção brasileira tentou buscar espaço para sair jogando. Aos 14 minutos, Richarlison passou por Sierralta e arriscou para o gol chileno. Bravo fez a defesa. Já aos 18, uma resposta do Chile: Vargas apareceu no campo de ataque e tentou encobrir Ederson. A bola chegou a passar perto do gol, mas já havia impedimento no lance.
Em busca de abrir o placar, o time canarinho levou perigo com Richarlison e Firmino, respectivamente. O atacante do Everton foi lançado pela esquerda e arriscou, sendo parado pela defesa de Bravo. No outro lance, Neymar cruzou para Firmino, que não conseguiu dar sequência na jogada.
Com mais posse de bola, os chilenos seguiram avançando e Ederson salvou o Brasil ao desviar para escanteio o chute perigoso de Vargas, aos 26. A equipe e Tite ainda perdeu uma bela chance com Danilo, que teve espaço, arriscou e viu a bola desviar antes de sair.
Antes do intervalo, a seleção brasileira buscou recuperar o controle do jogo e garantiu a melhor chance da partida até então. Aos 42, Neymar tocou em profundidade para Gabriel Jesus, que bateu forte e acabou parando na defesa de Bravo.
O Brasil voltou para o segundo tempo balançando a rede: Paquetá, que entrara no lugar de Firmino, recebeu na entrada da área, fez tabela com Neymar e mandou firme para abrir o placar.
Logo após o gol, quando a seleção buscava respirar após a pressão sofrida no primeiro tempo, Gabriel Jesus foi expulso ao levantar demais a perna e acertar o rosto de Mena.
O Chile chegou a balançar a rede aos 16 minutos, com Vargas. O atacante aproveitou passe após cruzamento, mas Pulgar estava impedido quando tocou para o companheiro completar para o gol.
Aos 20 minutos, o time canarinho viu Neymar fazer uma ótima jogada individual. O craque invadiu a área e tentou marcar o segundo para o Brasil. Bravo defendeu. Aos 24, foi a vez de Danilo arriscar de longe e parar no goleiro chileno.
O Chile tentou buscar o empate com Brereton. O atacante aproveitou um cruzamento e cabeceou no travessão. Em outra jogada, Meneses também apresentou perigo após a bola sobrar na área brasileira e ele mandar para o gol de Ederson, que fez a defesa. A seleção brasileira, por sua vez, conseguiu segurar o placar e avançar às semifinais da competição.