O tradicional Desfile de Sete de Setembro em comemoração a Independência do Brasil, devido à pandemia, não acontecerá nas cidades gêmeas de Barracão e Dionísio Cerqueira.
Por meio da independência, em 1822, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente.
Por aqui, todos os anos entidades e forças de segurança das duas cidades se mobilizam na Avenida Sete de Setembro para às comemorações.
Do dia 01 de setembro até o dia 06, pela manhã e final da tarde, acontecia o hasteamento e arriamento das bandeiras do Brasil, dos estados do Paraná e Santa Catarina e dos municípios de Barracão e Dionísio Cerqueira.
Já no Dia 07 de Setembro, Independência do Brasil, pela manhã, aconteceria o tradicional desfile, porém, excepcionalmente este ano, não teremos o ato cívico.
A medida sanitária foi adotada pelos prefeitos de Barracão e Dionísio Cerqueira, através de protocolos médicos e decretos, a fim de evitar aglomerações e possíveis novos contágios por coronavírus, haja vista a grande participação de crianças e idosos.
De acordo com o Secretário de Educação de Dionísio Cerqueira, Evandro Vargas, mesmo com o cancelamento, a data será trabalhada com os alunos do município de forma remota, através do civismo, símbolos, a importância da data para o Brasil, ou seja, será feito o resgate histórico nesta semana.
No município de Barracão, a Secretaria informou que a data também será trabalhada através do simbolismo, bandeira, hino e a história do Sete de Setembro.
Já em Bom Jesus do Sul o Secretário Clauderi Farias informou que da mesma forma, o município estará trabalhando atividades relacionadas à independência, inclusive, já foram encaminhados materiais para os alunos sobre o tema.
Dá mesma forma, o Desfile Cívico este ano não será realizado em Bom Jesus do Sul.