O curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, realizou, na noite de quinta-feira, 19 de agosto, o Café Pedagógico.
Participaram do evento, os acadêmicos do curso, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas de Barracão e de Dionísio Cerqueira, nas quais os acadêmicos farão estágio.
A atividade integra a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º anos.
O evento teve também a presença do diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno; da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares; e da secretária de Educação de Barracão, Clecir Maria da Silva.
O encontro foi para os acadêmicos agradecerem pela abertura de espaços nas escolas, além de promover momentos de integração e interação, com expectativas e alinhamento de trabalho, pensando no processo de ensino e aprendizagem com os alunos.
“Também foi objetivo do encontro, apresentar todo o roteiro e a estrutura do curso, para o desenvolvimento desta integração entre escola e faculdade”, explicou Elizandra.
Os acadêmicos apresentaram as quatro etapas do processo de estágio supervisionado.
A primeira delas, de observação, para a construção do diagnóstico, conhecendo o espaço da escola, compreendendo as dificuldades de aprendizagem, quem são os alunos, como eles aprendem, a forma de trabalho dos professores, o material didático utilizado, ente outros.
A segunda etapa é a definição das atividades, para a implementação do projeto.
Na terceira etapa, os acadêmicos vão para a sala de aula, nas escolas, e desenvolvem o planejamento realizado, tendo o apoio dos professores da Unetri e dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das respectivas escolas, com os acadêmicos vivendo, na prática, a experiência de ser professor, com toda a responsabilidade que isto exige.
A quarta etapa contempla a reflexão sobre o estágio, as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas, possíveis soluções para estas dificuldades, que serão apresentadas sob a forma de artigos e relatórios de atividades do estágio.
A professora Elizandra destacou que o Café Pedagógico foi positivo e gratificante, motivando, tanto os professores quando os acadêmicos, no sentido de fortalecer o relacionamento interpessoal, entre escola e a faculdade, trabalhando em uma perspectiva de teoria e prática.
“Esta é a finalidade dos estágios: fazer com que os acadêmicos vão para a imersão da prática e voltem à academia, para fazer a reflexão desta prática e dos pontos de melhoramento”, concluiu a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares.