4 a cada 10 homicídios são solucionados no Brasil
O país também possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, com mais de 750 mil presos.
Por: Deise Bach
14 de outubro de 2021
A- A A+
Imagem: Getty Images

Uma estatística interessante. Uma pesquisa recente mostrou que o Brasil é um dos piores países do mundo em solucionar casos de homicídios. Nosso país costuma esclarecer 4 a cada 10 homicídios que acontecem por aqui — mais precisamente 44%.

  • O levantamento, realizado pelo Instituto Sou da Paz, analisou dados fornecidos por mais de 15 estados brasileiros acerca dos casos de homicídio dos anos de 2018 e 2019.

Considerando os estados que enviaram dados suficientes para análise, o Rio de Janeiro é o pior deles, tendo resolvido apenas 11% de todos os homicídios registrados. O Distrito Federal é o líder, com mais de 90% dos casos resolvidos.

  • Para ter um comparativo, a média mundial de homicídios esclarecidos é de 63%. A Europa lidera com 92%, Oceania possui 74% e Ásia 72%. O interessante é que a América, como um todo, fica abaixo do Brasil, com 43%.

Por que isso importa? De acordo com o último levantamento da OMS, o Brasil é o país com maior número absoluto de homicídios registrados do mundo e o 9º em termos proporcionais à população — 31 a cada 100 mil habitantes (3x maior que a global).

Zoom out: Além da grande quantidade de assassinatos, o país também possui uma das maiores populações carcerárias do mundo, com mais de 750 mil presos. Apesar disso, apenas 10% deles respondem a processos ou foram condenados por homicídios.

Fonte: The News
Fotos
Comentários