Cães e gatos terão carteira de identidade em Concórdia
Serviço oferecido pelo município pretende ampliar a segurança e facilitar a vida dos proprietários dos animais de estimação
Por: Jeferson Rodrigues
08 de fevereiro de 2022
A- A A+

Cães e gatos passarão a ter documento de identificação em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, segundo informou o município nesta segunda-feira, dia 7.

A identidade animal será verdinha, com uma foto e a patinha na frente. No verso, os dados necessários para a identificação. A ação da Diretoria Municipal de Meio Ambiente pretende facilitar a fiscalização, conscientização e evitar maus-tratos aos animais.

De acordo com a administração municipal, a documentação dos pets oferece muitas vantagens, tanto ao tutor, quanto ao órgão fiscalizador. Com a identidade, por exemplo, fica mais prático buscar atendimentos em clínicas, fazer encaminhamentos para uma viagem e manter um banco de dados dos animais.

A assessora ambiental da Prefeitura de Concórdia, Juliana Lupatto, afirma que a iniciativa está sendo planejada há alguns meses e vai auxiliar muito no controle da população de animais em Concórdia. “Daremos um passou importante. Identificados, os animais terão mais garantias de uma vida tranquila”, destaca.

Ela explica que antes de ingressar para a documentação do pet, os animais precisarão ter um chip. “Somente por meio do chip, que armazena dados de cada animal, é possível solicitar a identidade, que poderá ser física (aos que queiram imprimir) ou digital”.

Nos próximos dias, a Prefeitura deve iniciar uma campanha para apresentar as vantagens da chipagem nos animais domésticos. A proposta será conscientizar e mobilizar os tutores a instalarem o chip. O procedimento pode ser realizado nas clínicas veterinárias.

 

Fonte: Oeste Mais
Fotos
Comentários