Os brasileiros com dinheiro esquecido nos bancos poderão resgatar os valores em um site montado pelo Banco Central a partir desta segunda-feira (7). Serão devolvidos mais de R$ 4 bilhões a 28 milhões de clientes.
Ainda está valendo o período de consulta dos “Valores a Receber” e, segundo o BC, não existe risco de este valor se perder caso você perca o período de retirada do dinheiro.
Calendário de saque e como consultar os valores
O calendário de agendamento do resgate e a data de repescagem ficaram da seguinte forma:
Calendário de consulta e agendamento do Valores a Receber (Crédito:Reprodução/Banco Central)
E para consultar os valores a receber, você deve seguir estes passos:
1 – Acesse a página do Valores a Receber clicando aqui;
2 – Informe CPF ou CNPJ e sua data de nascimento;
3 – Se você tiver algum valor disponível para saque, o sistema do Banco Central vai informar a data de retirada;
4 – Lembre-se desta data, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC, acessar o sistema usando um login Gov.br (veja abaixo como conseguir um) e indicar a conta bancária para transferência.
Como realizar o cadastro Gov.br?
O cadastro Gov.br é feito de forma gratuita e possui três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. E você consegue “subir de nível” simplesmente adicionando mais informações de segurança ao sistema do Governo Federal.
Por exemplo: o nível bronze exige que a pessoa somente se cadastre na plataforma com informações simples, sendo que o prata pede este cadastro inicial e uma confirmação de reconhecimento facial. A ideia é fazer com que as suas informações fiquem mais seguras e impedir que estelionatários acessem dados sensíveis.
E, caso você não tenha um login, se cadastrar é bem simples: acesse o portal Gov.br clicando aqui (caso você ainda não tenha um) ou acesse pelo aplicativo App.Gov.br (Android e App Store);
Com o cadastro feito, na data definida pelo BC, você terá que realizar o acesso com o login Gov.br e indicar em qual conta bancária quer receber o Pix com o dinheiro a receber.