Quem tem dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) pode ganhar desconto de até 99 POR CENTO no valor em aberto.
O Senado aprovou Medida Provisória que prevê o desconto na renegociação e amplia a lista de beneficiários.
A normativa também define que estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único pra Programas Sociais do Governo Federal) ou que receberam o Auxílio emergencial podem ter o perdão da dívida.
A MP teve 95 emendas apresentadas, todas rejeitadas pelo relator, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).
Apenas alguns pequenos ajustes no texto – o principal deles, a correção do percentual de desconto de 99 para até 99 POR CENTO permitiram que a proposta fosse para votação.
Caso fossem aceitas as emendas com alteração no mérito, o prazo de validade - 1º de junho – poderia expirar, já que o texto teria de voltar à Câmara.
Aprovado no Senado, vai para sanção presidencial.
A MP permite a renegociação de créditos contratados com o Fies até o segundo semestre de 2017.
Estudantes com dívidas vencidas antes de dezembro de 2018 terão desconto de 77 POR CENTO no valor, desde que não estejam no CadÚnico nem tenham recebido o Auxílio emergencial.
Na renegociação para atrasos superiores a 90 dias, há desconto sobre o total dos encargos e 12 POR CENTO sobre o valor principal para pagamento à vista, ou parcelamento em até 150 vezes com redução de 100 POR CENTO de juros e multas.
O não pagamento de três prestações seguidas ou cinco alternadas implicará na suspensão do acordo de renegociação, com retorno dos juros sobre o total original da dívida.